Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7625

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Fernanda Helen Moreira Baêta
Orientador CATARINA MENDES DE JESUS SANCHEZ
Título Estudo das cúspides de aplicações de superfícies fechadas na esfera
Resumo Segundo Whitney, as aplicações estáveis entre duas superfícies, localmente podem ser vistas como aplicações do plano no plano, onde as singularidades locais são do tipo dobra ou cúspides.

O conjunto singular de uma aplicação estável de uma superfície fechada e orientada na esfera consiste de uma coleção de curvas fechadas, simples e disjuntas que separa as regiões regulares da aplicação sobre a superfície.

A imagem do conjunto singular, conhecida como contorno aparente, consiste de uma coleção de curvas fechadas e imersas sobre a esfera, com possíveis interseções transversais e singularidades correspondentes às cúspides, sendo ambas em número finito.

Em $1978$, Quine apresentou um teorema global para aplicações estáveis entre superfícies fechadas e orientadas, e o demonstrou usando resultados da Teoria de Variedades Diferenciáveis. Este teorema relaciona a soma do grau das cúspides com a característica de Euler do contradomínio e de dois conjuntos da aplicação: M+ formado pelo fecho das regiões regulares que tem a orientação preservada pela aplicação e, M- formado pelo fecho das regiões regulares que tem a orientação invertida pela aplicação.

Neste trabalho veremos uma relação entre as cúspides positivas e negativas de uma aplicação estável de uma superfície fechada e orientada na esfera.
Esta relação esta determinada pelas características de Euler dos conjuntos regulares e o grau da aplicação.


Um resultado muito conhecido que apresenta esta relação é o Teorema de Quine.

Chamamos de transições de codimensão 1, as deformações locais no contorno aparente, que ocorrem quando um caminho atravessa complemento das aplicações estáveis. As transições que alteram a topologia do conjunto regular e do conjunto singular das aplicações estáveis são as transições bicos, que pode unir duas curvas singulares ou decompor uma curva em duas e a transição lábios, onde pode aumentar ou diminuir o número de curvas singulares e o número de cúspides. A transição rabo de andorinha altera o número de cúspides mas não altera o número de curvas singulares. As demais transições também não alteram o número de curvas ou de cúspides.

Um dos principais resultados que apresentaremos neste trabalho, foi obtido por Mendes de Jesus, que é um resultado equivalente ao teorema de Quine. Este resultado foi demonstrado via transições de codimensão 1 e cirurgias de aplicações estáveis.
Palavras-chave Aplicações Estáveis, Cúspides, Superfície Fechada.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,61 segundos.