Resumo |
Diante da necessidade de tráfego em qualidade, a conservação de estradas torna-se algo imprescindível, uma vez que a desestruturação do solo além de acarretar a perda de material, pode inviabilizar o tráfego em estradas rurais e florestais. Assim, o uso de intervenções nessas vias, seja por técnicas mecânicas, químicas ou granulométricas, é tido como essencial na dinâmica rodoviária, no intuito de se garantir estabilidade. Dessa maneira, o presente trabalho objetivou analisar a estabilização granulométrica e química de cascalho para estradas florestais através do uso de emulsão asfáltica, verificando-se os efeitos desse aditivo nas propriedades físicas e mecânicas do solo. O material estudado, coletado em Cajuri, Minas Gerais, levou em consideração o solo de jazida local, muito utilizado para o revestimento primário de vias florestais da região. As amostras de solo foram submetidas à padronização granulométrica apresentada pela norma DNIT, atendendo especificamente à faixa A. Trabalhou-se com amostras em 4 situações: em sua composição granulométrica natural, com uso de emulsão isoladamente, com emulsão combinada à água e com emulsão combinada com 4% de cimento. O desenvolvimento desta análise partiu da caracterização do cascalho e em seguida realizou-se os ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia e Resistência à Compressão Simples, seguindo as normas específicas para cada ensaio. Os resultados referentes às análises CBR encontrados para a combinação cimento-emulsão, evidenciaram acréscimo significativo nos valores de suporte do solo, enquanto as demais situações pouco contribuíram para as propriedades mecânicas do mesmo. Para as amostras RCS, os resultados ficaram abaixo do valor de referência para todas as situações analisadas, mesmo naquelas com uso de cimento onde se exigiu a cura do material por sete dias. A mudança da energia empregada, de intermediária para modificada, combinada com o aumento no teor de cimento, possivelmente poderia solucionar esse problema. Portanto, conclui-se que para o solo estudado, o uso de emulsão asfáltica deve ser condicionada à combinação com outro aditivo químico para melhores resultados, visto que, quando combinada com cimento, houve uma potencialização dos valores de suporte e resistência do solo. Dessa forma, o uso da combinação cimento-emulsão na estabilização granulométrica e química de estradas florestais apresenta-se como uma solução viável, proporcionando maior estabilidade e inferindo em reduzida perda de material frente à precipitação e desgaste causado pelo tráfego. |