Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7621

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Débora Rita Germano Carvalho
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Ana Carolina da Silva, Ana Karolyna Fagundes Silva, Bianca Xisto Silva, Jéssica Aparecida Fernandes Silva
Título A inclusão do deficiente no ensino médio
Resumo Introdução: O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e tem duração mínima de 3 (três) anos. A educação visa um processo integral de formação humana e a Educação Física, como área do conhecimento, tem o papel de tratar das práticas corporais construídas ao longo dos tempos através dos 4 eixos (jogos e brincadeiras, esportes, lutas e ginástica). Sendo eles conteúdos legítimos a serem problematizados em todos os níveis da Educação Básica. Segundo a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, em seu Art. 1o é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Objetivo: Tratar da inclusão no âmbito escolar, elencando as dificuldades encontradas por parte do aluno, do professor e da supervisora para uma inclusão efetiva. Materiais e Métodos: O presente trabalho teve a finalidade de fazer um levantamento sobre a inclusão de deficientes no Ensino Médio na Escola Estadual Effie Rolfs, localizada no Campus Universitário, Viçosa - MG. Este levantamento aconteceu na forma de entrevista, onde para a professora e a supervisora aconteceu gravação em áudio,  já para os alunos foi feito em forma de questionários. Foram entrevistados a supervisora da escola, a professora de Educação Física, a aluna com autismo de 18 anos que cursa o primeiro ano do ensino médio, que é acompanhada por uma professora de apoio e um aluno com deficiência auditiva de 17 anos que cursa o segundo ano, acompanhado por uma intérprete, além dos alunos que são colegas de classe. Resultados: A supervisora relata que a escola é capacitada para receber alunos com deficiência e a professora sente dificuldade na inclusão dos mesmos. Os deficientes descreveram que foram bem recebidos por todos e a maioria dos colegas de classe auxiliam na inclusão. Conclusão:A inclusão do aluno apesar das dificuldades encontradas, ela é efetiva, porém há alguns pontos que precisam ser aperfeiçoados, como a liberação por parte da escola para o professor procurar uma melhor capacitação, mesmo com a existência do professor de apoio, e o interesse por parte do professor em buscar novas informações para o crescimento pessoal, refletindo no acréscimo profissional. Existindo também a responsabilidade do governo com a falta de investimento necessária.  
 
Palavras-chave Deficiente, Ensino Médio, Educação Física
Forma de apresentação..... Painel
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