Resumo |
Introdução: O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e tem duração mínima de 3 (três) anos. A educação visa um processo integral de formação humana e a Educação Física, como área do conhecimento, tem o papel de tratar das práticas corporais construídas ao longo dos tempos através dos 4 eixos (jogos e brincadeiras, esportes, lutas e ginástica). Sendo eles conteúdos legítimos a serem problematizados em todos os níveis da Educação Básica. Segundo a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, em seu Art. 1o é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Objetivo: Tratar da inclusão no âmbito escolar, elencando as dificuldades encontradas por parte do aluno, do professor e da supervisora para uma inclusão efetiva. Materiais e Métodos: O presente trabalho teve a finalidade de fazer um levantamento sobre a inclusão de deficientes no Ensino Médio na Escola Estadual Effie Rolfs, localizada no Campus Universitário, Viçosa - MG. Este levantamento aconteceu na forma de entrevista, onde para a professora e a supervisora aconteceu gravação em áudio, já para os alunos foi feito em forma de questionários. Foram entrevistados a supervisora da escola, a professora de Educação Física, a aluna com autismo de 18 anos que cursa o primeiro ano do ensino médio, que é acompanhada por uma professora de apoio e um aluno com deficiência auditiva de 17 anos que cursa o segundo ano, acompanhado por uma intérprete, além dos alunos que são colegas de classe. Resultados: A supervisora relata que a escola é capacitada para receber alunos com deficiência e a professora sente dificuldade na inclusão dos mesmos. Os deficientes descreveram que foram bem recebidos por todos e a maioria dos colegas de classe auxiliam na inclusão. Conclusão:A inclusão do aluno apesar das dificuldades encontradas, ela é efetiva, porém há alguns pontos que precisam ser aperfeiçoados, como a liberação por parte da escola para o professor procurar uma melhor capacitação, mesmo com a existência do professor de apoio, e o interesse por parte do professor em buscar novas informações para o crescimento pessoal, refletindo no acréscimo profissional. Existindo também a responsabilidade do governo com a falta de investimento necessária. |