Resumo |
O trabalho docente, entendido como uma prática desenvolvida por pessoas e para pessoas, que possuem determinações históricas, sociais e políticas, pode ser descrito e interpretado a partir das condições reais em que se desenvolvem as ações cotidianas dos professores. A compreensão do trabalho docente em situações reais só é possível se consideradas as singularidades e contingências dos contextos em que se realiza a atividade. A ergonomia da atividade, ao buscar compreender a interação do trabalhador com sua situação de trabalho, considerando o que está prescrito e o que foi realizado, possibilita um estudo dinâmico da docência, abrangendo o professor, sua atividade e o contexto em que desenvolve seu trabalho. Esse estudo teve por objetivo, desenvolver um ensaio teórico sobre as contribuições da ergonomia da atividade para o estudo do trabalho docente. Utilizou-se para tal, a pesquisa bibliográfica, para explanação do campo teórico, a partir da base de dados do Portal de Periódicos da Capes no período de 2001 a 2016, considerando os seguintes descritores: “trabalho docente” e “ergonomia”, sem aspas. Foram analisadas trinta e nove produções, tendo-se observado que em todos os anos houve pelo menos uma publicação sobre o tema, destacando-se o período de 2010, com cinco publicações. Houve variedade na formação dos autores, tendo sido verificado maior investimento de profissionais das áreas de educação e psicologia. Quanto ao método, a pesquisa qualitativa obteve vinte e sete ocorrências, sugerindo pesquisas que se relacionam à busca de situações não quantificáveis, além de permitir maior contato do pesquisador com a realidade pesquisada. As publicações da relação entre a ergonomia da atividade e sua relação com a docência, abordando a saúde dos docentes e os processos de formação docente. Como um processo de trabalho, o ensino é constituído por componentes tais como: o objetivo, o objeto, as técnicas, os saberes dos professores, o produto do trabalho e o papel dos trabalhadores no processo. Apesar da docência estar sujeita às normas do sistema educacional, que visa organizar o trabalho, não podem antecipar variabilidades e acontecimentos imprevisíveis que ocorrem no cotidiano e com os quais o professor se depara nas situações reais de trabalho, e, apesar do estudo do trabalho docente considerar o que está prescrito e o que foi realizado, é necessário que se ultrapasse a busca pela análise somente dos pontos de vista normativos, passando-se a estudar também o que de fato os professores realizam. A ergonomia, ao considerar o trabalho sob as dimensões do prescrito e do real, proporciona subsídios para análise do trabalho docente sob tal perspectiva. Portanto, a ergonomia da atividade, aplicada ao estudo do trabalho docente, tem a possibilidade de proporcionar uma maior compreensão desta profissão e da construção de seus saberes. |