Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7614

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jéssica Aparecida Silva de Souza
Orientador THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA
Título Educação Previdenciária: Informar para conhecer, conhecer para participar.
Resumo O presente projeto tem como objetivo discutir a dinâmica previdenciária no âmbito do regime próprio de previdência social.
Este projeto é voltado para os servidores do município de Viçosa há 3 anos e no ano de 2017 tem iniciado uma parceria com o Fundo Previdenciário Municipal de Araponga com o mesmo intuito: transmitir e discutir os mecanismos da previdência com os servidores públicos do município.
A discussão que está em torno da previdência é bastante antiga e com a possibilidade de reforma sendo discutida desde o fim do ano passado, o projeto ganha ainda mais importância, porque a partir dele e dos estudos feitos junto ao Grupo de Pesquisa em Previdência-GPPrev-ao qual está ligado, tem uma responsabilidade ainda maior em transmitir aos servidores como eles serão atingidos.
Com a produção de materiais com informações técnicas sobre a previdência e sua apresentação em formato de oficina, são expostos conteúdos pertinentes de como funcionam as unidades gestoras, como são realizados os cálculos para aposentadoria e pensão e como são concedidos os benefícios.
Para que o projeto funcione, são realizadas parcerias externas com Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Viçosa e atualmente com o Fundo de Previdência Municipal de Araponga.
O projeto de educação previdenciária também atua junto com o Projeto Ciência na Praça desenvolvido na UFV, também com caráter de atividade extensionista, levando as comunidades viçosenses, assuntos ligados a previdência e dinâmicas voltadas a este assunto.
Os resultados deste projeto são mais visíveis no longo prazo, pois ele necessita de continuidade para tornar a previdência uma preocupação que fará parte do dia a dia no público ao qual ele é destinado.
Por meio das atividades promovidas implanta-se a preocupação com o futuro e com a necessidade do seu planejamento identificando a importância de não somente compreender a dinâmica previdenciária e o que pode ocorrer ao sugerirem mudanças constitucionais neste assunto, mas também incorporar como uma cultura que gera inclusão social e propõe melhoria da qualidade de vida futura dos servidores.
Palavras-chave Previdência, Regime Próprio, Inclusão Social
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.