Resumo |
O projeto que se apresenta à comunidade acadêmica tem como finalidade estudar as relações éticas de reconhecimento entre os idosos que frequentam o Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) e a Universidade Federal de Viçosa, inserido na linha de pesquisa em Ética na Educação. A pesquisa analisa a participação dos diversos departamentos da universidade, suas políticas de ensino e suas adequações referentes às exigências da lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) na educação formal e informal desta comunidade. A preocupação com os idosos se torna ainda mais importante se recordarmos que a taxa de natalidade do Brasil está em declínio, de acordo com o Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da pesquisa é estudar as percepções que os idosos do PMTI possuem da universidade, tendo como enfoque os processos de relacionamento e reconhecimento entre eles e a instituição, especialmente as práticas que sustentam relações de desrespeito e dominação. A pesquisa utiliza de observação participante, registrando todas as atividades que são propostas aos idosos no âmbito pela universidade ao PMTI. Também foram desenvolvidos grupos focais com idosos portadores de ensino médico completo e universitário como estratégia metodológica para obtenção de material empírico para o estudo critico dos fenômenos sociais. Objetiva-se identificar, no discurso dos idosos pesquisados, se existe uma postura de reconhecimento enquanto seres humanos em sua integralidade, possuidores de direitos, e os interesses desta comunidade em uma eventual proposta de criação de uma Universidade Aberta à Terceira Idade na Universidade Federal de Viçosa. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico os Estudos Críticos do Discurso proposto por Teun Adrianus Van Djik, que sustenta os discursos como prática social, as contribuições pedagógicas de Paulo Freire para a educação de adultos e as teorias de Axel Honneth sobre a gramática dos conflitos morais e a ética do reconhecimento. |