Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7608

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tatiane Lessa
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Título Como a participação do aluno pode contribuir no ensino da História? A experiência do PIBID.
Resumo O presente trabalho está em fase de execução em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental na Escola Estadual Effie Rolfs, Viçosa – MG, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Esse projeto tem por objetivo tornar a aula de história mais atrativa e dinâmica possibilitando a interação dos alunos e suas opiniões, na qual suas propostas sejam construtivistas, fazendo com que eles se sintam incluídos e ainda mais participantes no processo de ensino aprendizagem, pois “ensino aprendizagem é um processo que está sempre presente, de forma direta ou indireta, no relacionamento humano” (CANDAU, 2012, p.14).Foi solicitado aos alunos a elaboração de uma redação na qual respondessem algumas perguntas de apresentação, tais como nome, idade, com quem moravam, se gostavam de história, o porquê e como gostariam de aprender. O intuito é desenvolver os modelos de atividades a partir das propostas respondidas pelos alunos. Por exemplo, se o aluno enfatizou a aprendizagem através de filmes ou vídeos, é viável levar um filme que envolva o conteúdo que está sendo estudado, e, em seguida dar continuidade com outras atividades sugeridas. A partir do conhecimento das atividades que os alunos gostariam de fazer é possível desenvolvê-las coletivamente, tornando o processo de ensino/aprendizagem da disciplina de história ainda mais interessante, com isso o aluno vai perceber que é um sujeito participativo e que suas sugestões estão sendo levadas em consideração. Para obter êxito neste trabalho, é preciso acolher a opinião dos alunos, pois com ela é possível melhorar os conteúdos que eles irão aprender. Através de atividades em grupo, da utilização de recursos áudio visuais, ou até mesmo de aulas fora de sala, presumisse que o envolvimento dos alunos seja gradativo. Este projeto terá muito a contribuir, “todos somos educadores e educandos ao mesmo tempo. Ensinamos e somos ensinados, numa interação contínua, em todos os instantes de nossas vidas” (LUCKESI, 2012, p.26). Por meio deste projeto, espera-se auxiliar no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, conhecer o ponto de vista de cada um deles, para que se sintam incluídos e compreendidos, tornando-se ainda mais participativos nas aulas de história, pois “é essencial que o professor tenha a capacidade de interpretar e compreender como se dá os processos de desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos”, (FONSECA.2015) consistindo que as aulas serão planejadas baseando-se nas sugestões dos estudantes sobre a melhor forma de aprender.
Palavras-chave Pibid, ensino, aluno
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,73 segundos.