ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Matemática |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | ROBSON DA SILVA PEREIRA |
Orientador | RENATA PIRES GONCALVES |
Outros membros | PAULO TADEU GANDRA CAMPOS |
Título | Matemática Financeira no ENEM e a Matemática Crítica |
Resumo | Matemática Financeira no ENEM e a Matemática Crítica Por meio da pesquisa em questão, buscou-se entender a relação de alunos do Ensino Médio com as diferentes formas de enunciar questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, foram selecionadas três questões do ENEM da área de Matemática e Suas Tecnologias, sendo estas de Matemática Financeira. As questões selecionadas foram adaptadas por meio de enunciados diferentes, envolvendo contextos de Matemática Pura, Semirrealidade e Realidade, e aplicadas a duplas de alunos dos colégios CAp-COLUNI/FV e Escola Estadual Effie Rolfs, ambas situadas em Viços-MG. O objetivo do trabalho, foi o de investigar se, a diferenciação apresentada nos enunciados, favoreceria uma melhor compreensão da questão por parte dos voluntários, ou seja, dos estudantes que participaram da pesquisa. A partir de discussões feitas com os voluntários após o término da resolução das questões propostas, bem como da observação do diálogo estabelecido entre os integrantes de cada dupla, percebeu-se que há uma melhor aceitação e compreensão das questões que possuem relação com situações cotidianas dos mesmos, representadas pelas questões de Semirrealidade ou Realidade. Por outro lado, constatou-se que as questões de Matemática Pura também obtiveram aceitação, devido aos seus enunciados mais objetivos que proporcionam mais agilidade na resolução. Além do mais, tal tipo de questão por apresentar textos com menos informações linguísticas , evitam confusão ou atraso para alguns alunos nas resoluções. Por fim, deve se destacar a importância da Matemática Crítica, que permeou todo o processo de resolução das questões, independentemente do contexto apresentado, sendo a Criticidade algo de extrema importância que deve ser priorizada pelos professores no processo de transmissão do conhecimento. Nesse sentido, deve-se não somente ensinar os alunos a usar modelos matemáticos, mas antes leva-los a questionar o porquê, como e para quê e quando utiliza-los. |
Palavras-chave | Matemática Financeira, ENEM, Modelo de cooperação investigativa |
Forma de apresentação..... | Painel |