Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7597

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Leonardo Gomes Ruffatto
Orientador ALBA PEDREIRA VIEIRA
Outros membros Amanda de Souza Ferreira, Ana Clara Fraga Osias, CLAUDIO JOSE MAGALHAES, Victor Mendes Lage
Título Performance Intermeio: interfaces entre artes, dança, música, literatura e cenário
Resumo O objetivo desta pesquisa foi investigar a forma como a obra de Txomin Badiola (Bilbao, 1975) estabelece relações com a tradição artística do passado próximo ou remoto e com a arte contemporânea. Orientando-se pela prática como pesquisa (Haseman, 2015), foi realizado um estudo teórico-prático em que se elaborou e executou o projeto cenográfico destinado à performance "Intermeio", idealizada e interpretada por Alba Vieira e Cláudio Magalhães (performers da Cia. de Dança Contemporânea Mosaico). Para construir o cenário, analisamos as obras de Badiola, artista plástico contemporâneo reconhecido pela maneira inovadora de criar suas obras e de apresentá-las em museus e galerias de arte. Badiola trabalha com objetos de uso cotidiano como cadeiras, televisores, espelhos, além de reproduções de obras de artes de difen. O artista utiliza, também, elementos geométricos (retas e planos) que se interceptam inseridos em uma poética minimalista. Assim, para este cenário, empregamos estruturas metálicas em formatos quadrangulares, cadeiras e reproduções de obras de arte, fazendo uma releitura das obras do artista, com base no conceito de site-specific para a realização da performance Intermeio. Todos os elementos dessa performance foram dispostos no procênio do Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, local da performance durante o Espetáculo de Dança Mosaico VIII, a fim de proporcionar fluidez à apresentação, permitindo maior interação do corpo performático de Alba Vieira com o cenário, ora usado como elemento cenográfico, ora como elemento cênico. A obra de Badiola transita por diferentes movimentos e conceitos das artes plásticas tais como arte pop, minimalismo, barroco e o conceito de combine paintings. Seu trabalho é demonstrativo da rede de relações que se pode gerar dentro do processo de criação, mais especificamente, do processo de criação em arte contemporânea. Neste sentido, este cenário foi totalmente integrado à performance que envolveu canto lírico, textos literário improvisação estruturada e projeções de imagens de: Magritte, De Chirico, espaço urbano e edifícios de Viçosa. As poéticas adotadas para realização de todos elementos da performance, incluindo o cenário, permitem refletir sobre possibilidades de estabelecer elos com o passado próximo ou remoto em arte e, portanto, com a memória. Sugerimos que as diversas atividades teórico-práticas do trabalho de campo desta pesquisa, relacionadas com a recriação da obra de Badiola, enriquecem as possibilidades de se desenvolver pesquisa em arte.
Palavras-chave Performance, cenografia, Txomin Badiola
Forma de apresentação..... Oral
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