Resumo |
O objetivo desta pesquisa foi investigar a forma como a obra de Txomin Badiola (Bilbao, 1975) estabelece relações com a tradição artística do passado próximo ou remoto e com a arte contemporânea. Orientando-se pela prática como pesquisa (Haseman, 2015), foi realizado um estudo teórico-prático em que se elaborou e executou o projeto cenográfico destinado à performance "Intermeio", idealizada e interpretada por Alba Vieira e Cláudio Magalhães (performers da Cia. de Dança Contemporânea Mosaico). Para construir o cenário, analisamos as obras de Badiola, artista plástico contemporâneo reconhecido pela maneira inovadora de criar suas obras e de apresentá-las em museus e galerias de arte. Badiola trabalha com objetos de uso cotidiano como cadeiras, televisores, espelhos, além de reproduções de obras de artes de difen. O artista utiliza, também, elementos geométricos (retas e planos) que se interceptam inseridos em uma poética minimalista. Assim, para este cenário, empregamos estruturas metálicas em formatos quadrangulares, cadeiras e reproduções de obras de arte, fazendo uma releitura das obras do artista, com base no conceito de site-specific para a realização da performance Intermeio. Todos os elementos dessa performance foram dispostos no procênio do Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, local da performance durante o Espetáculo de Dança Mosaico VIII, a fim de proporcionar fluidez à apresentação, permitindo maior interação do corpo performático de Alba Vieira com o cenário, ora usado como elemento cenográfico, ora como elemento cênico. A obra de Badiola transita por diferentes movimentos e conceitos das artes plásticas tais como arte pop, minimalismo, barroco e o conceito de combine paintings. Seu trabalho é demonstrativo da rede de relações que se pode gerar dentro do processo de criação, mais especificamente, do processo de criação em arte contemporânea. Neste sentido, este cenário foi totalmente integrado à performance que envolveu canto lírico, textos literário improvisação estruturada e projeções de imagens de: Magritte, De Chirico, espaço urbano e edifícios de Viçosa. As poéticas adotadas para realização de todos elementos da performance, incluindo o cenário, permitem refletir sobre possibilidades de estabelecer elos com o passado próximo ou remoto em arte e, portanto, com a memória. Sugerimos que as diversas atividades teórico-práticas do trabalho de campo desta pesquisa, relacionadas com a recriação da obra de Badiola, enriquecem as possibilidades de se desenvolver pesquisa em arte. |