Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7592

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Leila Emilia Cabral
Orientador CARLOS AUGUSTO COSTA CABRAL
Outros membros Herbert Clermont da Paixãp
Título Afro ginga: cultura, inclusão e educação para as relações étnico-raciais
Resumo O presente trabalho tem como objetivo socializar a experiência vivenciada por meio de elementos cultura afro-brasileira, com crianças e jovens do Bairro Santa Clara, localizado no município de Viçosa, MG. Esta experiência teve início no ano de 2003, por meio do projeto de Extensão intitulado Cultura Afro brasileira: mudança de contexto, onde esses elementos eram trabalhados a partir da dança Afro brasileira. Atualmente, utilizamos da linguagem corporal por meio de aulas e oficinas de Capoeira Angola, ritmo, canto, Samba de Roda, Maculelê como meio de expressão pessoal, coletiva e participação social. As ações de extensão têm como eixo temas da cultura afro-brasileira buscando a valorização da diversidade cultural, inclusão e educação para as relações étnico-raciais e de gênero. Também são realizadas rodas de conversa e rodas de Capoeira com os(as) participantes da Associação Porão de Angola e membros da comunidade e com projetos voltados a capoeira Angola de Viçosa, da região e de outros estados brasileiros num intercâmbio cultural a partir de vivências . As atividades acontecem duas vezes por semana, na segunda e na sexta-feira, no salão Paroquial do bairro Santa Clara, e de segunda a sexta na sede do Porão de Angola no bairro Estrelas. Observamos até momento, que o número de participante do projeto está oscilando entre vinte e trinta educandos e educandas desde o início das atividades, sendo que iniciamos com aproximadamente quatorze meninas e quinze meninos dentre criança, jovens e adultos freqüentando regularmente as atividades oferecidas pelo projeto; além disso, o grupo vem se apropriando de suas origens afrodescendentes, assim como, ampliando seu conhecimento sociocultural e a valorização da cultura negra local o que é de suma importância para que eles(as) possam ressignificar valores, e possam a partir disso ter uma maior criticidade da realidade. Para a equipe, vale destacar que os estudos sobre cultura popular e saberes tradicionais alternativos aos da cultura hegemônica tem contribuído para nos sensibilizar a uma prática educacional que valoriza as diferenças na busca de uma transformação social e de nós mesmos. Acreditando em uma pedagogia de troca entre educador-educandos(as), sociedade e dos saberes tradicionais da cultura através de Mestres e Mestras da culturais que contribuam significativamente para uma formação de sujeitos críticos, e autônomos, podemos atribuir valor real ao trabalho desenvolvido e fazendo assim que os(as) alunos(as) e seus familiares tenham uma visão ampliada da cultura e da sociedade
Palavras-chave capoeira angola, educação, relações étnico-raciai
Forma de apresentação..... Painel
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