Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7588

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Arquitetura e Urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Sofia Assuncao Rezende
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título A sala de aula e novos paradigmas para o processo de ensino e aprendizagem
Resumo Na era da informação e da comunicação, as tecnologias inseridas no ambiente de ensino e aprendizagem tem levantado discussões sobre os rumos desses espaços. Questões pedagógicas, metodológicas e espaciais se cruzam nessa discussão. Como devem ser as salas de aula e qual o impacto das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem são perguntas comuns entre os pesquisadores da área. A sala de aula traz novos desafios seja para os projetistas ou para os usuários.Esta pesquisa de iniciação científica é continuação de etapas anteriores de um projeto que analisa esses ambientes e as respostas dos usuários a eles, dentro da Universidade Federal de Viçosa. Objetivou investigar o impacto da inserção tecnológica no espaço físico das salas de aula e no processo de ensino aprendizagem, a partir de análises feitas sobre o nível de aceitação e adaptação dos usuários a esses espaços, tendo em vista a inserção dessas novas tecnologias no ensino. Estudos de casos múltiplos é o método utilizado, tendo salas de aula na UFV e em outras instituições como objetos de estudo. Emprega outros métodos que permitem diagnosticar a situação das salas de aula e o uso de novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, frente aos projetos pedagógicos. Mapeamento tecnológico foi um dos métodos adotados para levantar as tecnologias fixas e móveis nestes ambientes. Questionários para investigar a percepção dos alunos e professores sobre o uso de novas tecnologias na sala de aula foram aplicados. Como resultados parciais, foram recolhidas informações sobre as disciplinas que utilizam duas das salas de aula selecionadas; os mapeamentos e levantamentos tecnológicos já foram realizados e o questionário foi revisado das etapas anteriores e encontra-se em seu período de aplicação, direcionado aos alunos e professores. Optou-se por aplicá-lo ao fim do período, a fim de que os usuários ofereçam respostas que compreendam plenamente suas experiências com os ambientes em questão. Como resultados finais, a pesquisa proporcionou um entendimento das mudanças necessárias na sala de aula para atender demandas de uma sociedade tecnológica e midiática, identificando necessidades específicas e potenciais de uso de novas tecnologias em ambientes de ensino, para atender as demandas de diferentes cursos e a necessidade de se construir novas tipologias de salas de aulas. Para a UFV contribuirá com diretrizes para os ambientes de aprendizagem.
Palavras-chave Novas Tecnologias, Sala de Aula, Ambientes de Aprendizagem
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,61 segundos.