Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7584

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Camila Martins Januário
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título As avaliações externas e a qualidade social da educação como política pública: um estudo na cidade de Viçosa/MG
Resumo O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise exploratória sobre a qualidade educacional no município de Viçosa/MG. Procuramos identificar nas escolas públicas municipais, que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental, se estas utilizam os resultados das avaliações externas como referentes para desenvolverem um trabalho pedagógico e/ou de gestão com foco na qualidade social da educação. As escolas foram indicadas por representantes que ocupam cargos estratégicos no setor educacional, a partir de entrevistas realizadas com a Secretária Municipal de Educação vigente e o diretor do Sindicato dos Professores (Sind-UTE/MG). Apesar do sentido polissêmico que o termo qualidade possui, a consideramos sob duas perspectivas: uma qualidade articulada com o modelo neoliberal de educação e, portanto, com um viés mais mercadológico; e, por outro lado, uma qualidade voltada para as transformações sociais e pautada nos interesses da população, especialmente a mais excluída historicamente do processo educativo. Para esse estudo, buscamos desenvolver uma análise bibliográfica referente à temática, utilizando como fonte de dados as plataformas científicas, Scientific Electronic Library Online - Scielo e o Portal de Periódicos Capes/MEC, bem como artigos que analisam criticamente o conceito de qualidade. Além disso, realizou-se uma análise exploratória documental, visando apreender se a qualidade social pode ser identificada como política pública nessa localidade. Conclui-se que os representantes das equipes gestoras das escolas apontam em seus relatos alguns aspectos e fatores que são necessários para uma educação de qualidade social, mesmo que apenas uma das instituições tenha de fato em sua realidade, o acesso a um destes fatores, qual seja a estrutura física adequada. Da mesma forma, a política educacional analisada a partir da legislação educacional local, apresenta metas para o alcance da qualidade social, ainda que muito articulada aos parâmetros determinados pelos índices padronizados dos governos Estadual e Federal. Dessa forma, não é possível indicar que há uma preocupação evidente com o alcance dos aspectos que determinam a qualidade social da educação no município analisado. Reiteramos que a educação socialmente referenciada deve considerar a própria sociedade como referente, e não o mercado e sua lógica excludente, sem contrapor a qualidade à quantidade necessária para se garantir as condições objetivas imprescindíveis à luta pela emancipação e liberdade humanas.
Palavras-chave Qualidade social da educação, Escola pública de Qualidade, Fatores intra e extraescolares.
Forma de apresentação..... Oral
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