Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7559

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor MARCOS RODRIGO DA SILVA
Orientador MARIA VERANILDA SOARES MOTA CAMPOS
Outros membros ARLENE DE PAULA LOPES AMARAL
Título A POSITIVIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE MEDIADA PELO PIBID: a experiência da UFV
Resumo Esta pesquisa tem como objeto de análise o PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência, gerenciado pela CAPES. Consideramos que o ambiente escolar é um dos locais de aprendizagem e desenvolvimento do profissional da educação. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com o intuito de compreender o seu papel indutor de formação docente e avaliar seus significados. Este Programa foi criado num contexto político de grande ansiedade por melhorias na qualidade da educação brasileira. Com o objetivo de valorizar o magistério inserindo os estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública promove a integração entre Educação Superior e Educação Básica. Os impactos do Programa são geralmente apresentados em sua positividade. No entanto, convém questionar suas limitações. A partir desta indagação procuramos analisar o programa, tendo como recurso metodológico privilegiado o questionário aplicado aos licenciandos, que ao serem caracterizados identificamos o já anunciado por outras pesquisas como a de Gatti (2010) ao tratar da atratividade da carreira docente no Brasil. Nossos sujeitos são filhos de famílias pobres, de pais com pouca formação escolar. Apenas 16% dos pais concluíram o ensino médio e 7,6% concluíram o ensino superior. São provenientes dos sistemas públicos de ensino e apenas 38% foram aprovados no primeiro ENEM. Quase 80% deles não tiveram/tem oportunidades para desenvolver atividades culturais. E são jovens que querem exercer a docência, querem mudar a história da educação intermediada pela mudança na história dos processos de aprendizagem. O Pibid aparece, então, como a salvação, a redenção da formação de professores. No entanto, pela análise dos dados, a forma como ele está sendo implementado, precisa ser revista em vários aspectos. É preciso enfrentar a massificação do ensino, as precarização e flexibilização do trabalho docente, os baixos salários, os cursos de licenciaturas, entre outros já bastante estudados no meio acadêmico.
Palavras-chave PIBID, Licenciandos, Docência
Forma de apresentação..... Oral
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