Resumo |
Esta pesquisa tem como objeto de análise o PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência, gerenciado pela CAPES. Consideramos que o ambiente escolar é um dos locais de aprendizagem e desenvolvimento do profissional da educação. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com o intuito de compreender o seu papel indutor de formação docente e avaliar seus significados. Este Programa foi criado num contexto político de grande ansiedade por melhorias na qualidade da educação brasileira. Com o objetivo de valorizar o magistério inserindo os estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública promove a integração entre Educação Superior e Educação Básica. Os impactos do Programa são geralmente apresentados em sua positividade. No entanto, convém questionar suas limitações. A partir desta indagação procuramos analisar o programa, tendo como recurso metodológico privilegiado o questionário aplicado aos licenciandos, que ao serem caracterizados identificamos o já anunciado por outras pesquisas como a de Gatti (2010) ao tratar da atratividade da carreira docente no Brasil. Nossos sujeitos são filhos de famílias pobres, de pais com pouca formação escolar. Apenas 16% dos pais concluíram o ensino médio e 7,6% concluíram o ensino superior. São provenientes dos sistemas públicos de ensino e apenas 38% foram aprovados no primeiro ENEM. Quase 80% deles não tiveram/tem oportunidades para desenvolver atividades culturais. E são jovens que querem exercer a docência, querem mudar a história da educação intermediada pela mudança na história dos processos de aprendizagem. O Pibid aparece, então, como a salvação, a redenção da formação de professores. No entanto, pela análise dos dados, a forma como ele está sendo implementado, precisa ser revista em vários aspectos. É preciso enfrentar a massificação do ensino, as precarização e flexibilização do trabalho docente, os baixos salários, os cursos de licenciaturas, entre outros já bastante estudados no meio acadêmico. |