Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7556

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor BRUNA BATISTA VALENTE
Orientador SEVERINA SARAH LISBOA
Título Inclusão de Deficiente Auditivo na Educação Infantil Regular
Resumo O acesso à educação regular no Brasil por parte de portadores de necessidades especiais é assegurado pela Lei Brasileira de Inclusão, no entanto, o que se observa na prática é a carência de infraestrutura adequada e de professores capacitados e preparados para lidar com as especificidades dos estudantes. Por meio desse projeto buscou-se analisar a aprendizagem de uma criança portadora de deficiência auditiva na educação infantil regular através da proposição de atividades com o uso da linguagem de sinais. O trabalho foi desenvolvido no município de Paula Cândido, numa turma de primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Antônio Faustino Duarte. A metodologia concentrou-se no desenvolvimento de pesquisa ação a partir de oficinas temáticas relacionadas ao conteúdo pragmático trabalhado na série com utilização de material impresso, objetos para manipulação, encenações e jogos. As atividades foram direcionadas à criança surda e os demais estudantes de sua classe. A pesquisa bibliográfica sobre o tema foi realizada durante o projeto para subsidiar o desenvolvimento das atividades. Dentre os resultados alcançados, pode-se destacar o melhoramento no processo comunicativo e na interação da criança surda com os colegas, os quais interessaram-se pelo uso dos sinais memorizando quantidade significativa deles.Em suma, o projeto contribui em boa medida para o desenvolvimento social e cognitivo do estudante através da realização de oficinas pedagógicas e do apoio à professora regente no desenvolvimento de outras atividades. Apesar disso, não é possível afirmar se a criança surda alcançou o mesmo nível de aprendizado adquirido por seus colegas ouvintes nem se foram atendidos os objetivos de um processo inclusivo, visto que muitas atividades ainda não podem ser compreendidas por ela devido ao pouco tempo dedicado especificamente ao uso de sinais em sala de aula, à falta de materiais adequados e um trabalho mais intenso na escola, devido ausência do instrutor surdo e de intérpretes. Como considerações gerais destaca-se a necessidade de adequação de materiais didáticos específicos para o trabalho com linguagem de sinais, além da acapacitação dos atuais educadores, para que esses consigam se adaptar às demandas da inclusão desses estudantes.
Palavras-chave Inclusão, Ensino Regular, Linguagem Brasileira de Sinais
Forma de apresentação..... Painel
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