Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7553

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa FAPEMIG/Balcão
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Mariana Silva Bernardo
Orientador DARIO CARDOSO DE LIMA
Outros membros CARLOS CARDOSO MACHADO, Laura Carine Pereira Ribeiro, TACIANO OLIVEIRA DA SILVA
Título Estudos Geotécnicos: Aplicações Geoambientais e em Infraestrutura de Transportes
Resumo Este trabalho insere-se em uma pesquisa em curso no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com financiamento da FAPEMIG através do projeto TEC-APQ-02834-15, que tem por objetivo aplicar a técnica de avaliação funcional de vias, segundo procedimento adaptado de Fontenele e Sória, como base de comparação para o emprego do Método de Eaton a uma estrada de terra da malha de rodovias vicinais de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Informa-se que na avaliação funcional das vias com o emprego da metodologia de Eaton, realiza-se o estudo das condições da superfície das vias através de procedimentos padrões de análise. O resultado do estudo é a determinação do Unsurfaced Road Condition Index - URCI a partir da quantificação e análise de defeitos-tipo, a saber: seção transversal imprópria; drenagem inadequada; corrugações; excesso de poeira; buracos; trilha de roda; e perda de agregados. No contexto do presente trabalho, foram selecionadas 6 (seis) seções de 150 m de extensão de uma rodovia de terra local, localizada dentro do Campus da Universidade Federal de Viçosa, coletando-se 3 (três) amostras deformadas de solos do subleito de cada seção da estrada de terra em análise, totalizando 18 (dezoito) unidades amostrais. Após secagem ao ar, realizaram-se os ensaios de caracterização geotécnica e de resistência mecânica nas amostras de solos, os quais seguiram as recomendações de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com determinação de granulometria, limite de liquidez, limite de plasticidade, parâmetros de compactação e Índice de Suporte Califórnia. A análise dos resultados indicou que: (i) os solos de subleito da via analisada apresentam grande diversidade em termos de granulometria, limites de Atterberg e classificação TRB (Transportation Research Board), observando-se a predominância do grupo A-7 e, em menor escala, do grupo A-2; e (ii) os resultados dos ensaios CBR refletem heterogeneidade expressiva dos solos de subleito, com onze amostras na faixa de 1 a 4%, quatro amostras de 4 a 7%, duas amostras de 7 a 10% e uma amostra com 17%.
Palavras-chave Ensaios de caracterização geotécnica, Avaliação funcional, Estradas rurais
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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