Resumo |
A compactação do solo é um processo manual ou mecânico que tem como objetivo aumentar sua densidade, normalizada pela ABNT 7182/86. A densidade do solo e seu grau de compactação estão diretamente relacionados com a sua umidade, pois a água diminui o atrito entre as partículas e facilita a expulsão da massa de ar, contudo a partir de certo teor de umidade o solo não é mais compactado porque a quantidade de água é elevada e o ar se encontra ocluso. Este trabalho tem como objetivo construir uma planilha digital para estudos de compactação dos solos, determinando a umidade ótima e o grau de saturação em amostras de solos, que neste caso, foi uma representativa de um solo utilizado na construção de uma extensão da rodovia MG/329 em Caratinga/Mg. Além disso, foi utilizada a norma NBR 7185/1986 para a determinação da massa especifica aparente, “in situ”, utilizando o método do frasco de areia. Para o ensaio do frasco de areia as amostras foram coletadas e levadas ao laboratório para posterior cálculo do grau de compactação do solo, e elaborou-se uma planilha para fins comparativos entre as amostras analisadas. Dentre os principais resultados obtidos, foi verificado que o solo em estudo tem um grau de compactação dentro do exigido, sendo de 98%, quando o mínimo exigido é de 95%. O solo ensaiado apresenta elevada quantidade de argila, portanto, presume-se que este necessitará de um teor de umidade relativamente alto, para obter a umidade ótima de compactação. Esta hipótese se confirma após o ensaio e a construção da curva de compactação, na qual se obteve umidade ótima igual a 20% e massa específica aparente seca máxima igual a 1,585 g/cm³. Como o solo em estudo apresenta umidade natural em torno de 14%, conclui-se que este deverá ser umedecido para obter a umidade ótima a qual permitirá sua máxima compactação. Em obras de pavimentos geralmente pretende-se que o solo obtenha alta resistência, rigidez e baixa permeabilidade, portanto este ensaio se faz necessário para garantir que o solo adquira estas propriedades. |