Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7540

ISSN 2237-9045
Instituição Rede de Ensino DOCTUM
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renato Martins Dias Filho
Orientador Leonardo de Amorim Sathler
Outros membros Barbara Hellen da Silva Ferreira, Jackeline Gonçalves de Oliveira, João Batista Cardoso de Oliveira, Ryan Moreira Alvarenga
Título Estudo do uso e ocupação do solo e pedologia relacionando aos casos de movimento de massa no trecho da br 474, Caratinga/Mg.
Resumo O município de Caratinga, Minas gerais possui uma área da unidade territorial de 1.250,874 Km², perímetro de 8.572,65 m e densidade demográfica de 71, 61 hab/km² e a população de 89 578, segundo dados do IBGE/2013. O estudo se inicia próximo ao local conhecido como trevo das mangueiras, e se estende até o local conhecido popularmente como Cachoeira da COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais (entrada para o córrego de Santa Luzia/MG, distrito de Caratinga - MG). Neste trecho de 3,6 Km há uma população estimada em 370 habitantes O trecho da BR 474 estudado neste trabalho apresenta diversos problemas ambientais, dentre estes, pode-se destacar constantes processos erosivos em encostas e movimento de massa, vulgarmente conhecimento como “deslizamento de terra”. Estes problemas são acentuados pela obstrução dos recursos hídricos, retirada da cobertura vegetal, diminuição da drenagem do solo e corte em terrenos para passagem de rodovias. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sistemático dos parâmetros selecionados, incluindo uso e ocupação do solo e pedologia dos pontos estudados. Para esta avaliação foi utilizada técnicas de geoprocessamento com as ferramentas digitais Google Earth (PRO), ArcGIS, bem como um GPS (Global Position System) para captação das coordenadas geográficas. Sabe-se que as diferentes formas de utilização do solo e o tipo de vegetação podem influenciar nos processos naturais, assim acelerando ou aumentando a possibilidade de ocorrer erosão e movimentos de massas. O trecho da BR 474 é cercado por agricultores e moradias em gerais. Os resultados obtidos do uso e ocupação do solo foram à identificação predominante à agricultura e floresta plantada (49%) e região antropizada (32%), sendo o restante ocupado por pastos e vegetação nativa. O estudo pedológico resultou em dois tipos de solos: O solo Argissolo Vermelho-Escuro, o qual possui extensão predominante de 173,65 ha, e o Latossolo Amarelo-Vermelho com a extensão de 82,24 alqueires. Os dois solos são resistentes a movimentos de massa, porém na literatura científica é encontrado que o Argilssolo Vermelho-Escuro é mais citado, devido à mudança acentuada entre os horizontes A e B. Cada tipo de solo possui diferentes características, como suscetibilidade diferente para erosões e movimento de massa. Segundo Bertoni & Lombardi Neto (1990), diversas condições afetam proporcionam a ocorrência destes fenômenos, principalmente as que estão relacionadas à drenagem, infiltração e resistência ao cisalhamento.
Palavras-chave geoprocessamento, processos de vertentes, geografia física
Forma de apresentação..... Painel
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