Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7529

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabela Martins Miranda
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Título AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: A CRIAÇÃO DE AULAS SINALIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR
Resumo As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) apresentam, cada vez mais, um importante papel no ambiente educacional. Elas facilitam potencialmente o modo de interação entre o professor e aluno ao viabilizar a exploração de recursos didáticos inovadores, ao diversificar os modos de criar conhecimentos e ao possibilitar a obtenção de informações atualizadas. As TICs são consideradas como catalisadoras de transformações na educação tanto para ensinar quanto para aprender. Por isso, essas tecnologias são um dos maiores facilitadores na inserção de surdos nas Instituições de Ensino Superior, já que estas permitem a interação em interface visual de forma mais ampla do que a partir de outros recursos tradicionais. Porém, construir essas tecnologias permanece um desafio enfrentado pelos profissionais envolvidos nessa tarefa. A unidade de ensino à distância de uma Instituição de Ensino Superior na Zona da Mata Mineira criou um novo conceito de aula visando a ensejar o ensino/aprendizagem de um surdo estudante de ciências exatas: a aula sinalizada. O percurso metodológico da construção dessa nova ferramenta foi através de referencial teórico, grupos de estudos, visitas técnicas. O processo de construção desse material consiste em cinco fases. Na primeira, o professor disponibiliza o roteiro e outros materiais da disciplina para a equipe. Na segunda, é construída a glosa baseada no material. Na terceira, os surdos e intérpretes revisam a glosa e oferecem soluções aos problemas identificados. Na quarta fase, a equipe produz um audioguia e inicia as gravações das aulas sinalizadas. Na quinta e última fase, o material é finalizado e é disponibilizado ao aluno. A construção da aula sinalizada foi um grande desafio para a metodologia de ensino para surdos, pois, como ficou evidenciado, trata-se de um método que, apesar de eficaz, mobiliza vários agentes. O desenvolvimento desses materiais, além de proporcionar ao surdo uma real aprendizagem do conteúdo, proporciona também uma maior proximidade e integração ao cotidiano universitário.
Palavras-chave Tecnologias da Informação e Comunicação, Libras, Ensino Superior.
Forma de apresentação..... Oral
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