Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7527

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Elétrica
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Catherine Salvador Henrique
Orientador LEONARDO BONATO FELIX
Título Estimação do Audiograma Através de Respostas Auditivas em Regime Permanente – Utilização de Técnicas de Detecção Objetiva
Resumo As atividades elétricas encontradas no cérebro são uma consequência do fluxo de correntes iônicas desencadeadas por potenciais de ação, em função de estímulos sensoriais, execução de tarefas, pensamentos etc. Ao registro eletrográfico de atividades cerebrais no escalpo dá-se o nome de eletroencefalograma (EEG). São de especial interesse os sinais de EEG coletados concomitantemente à apresentação de estímulos sensoriais, pois tais sinais carregam informações acerca da via neural e dos núcleos cerebrais ativados no processamento da informação sensorial – este potencial elétrico relacionado a eventos é conhecido como resposta evocada (RE). Uma das aplicação das REs são na audiometria, usando respostas auditivas em regime permanente (ASSRs).
As respostas evocadas, quando comparadas ao EEG de fundo, apresentam níveis de amplitude bem inferiores, o que torna difícil a avaliação da presença de resposta por uma simples inspeção visual do sinal no domínio do tempo. Por isso, técnicas de detecção objetiva de respostas (ORD do inglês, Objective Response Detection) que são ferramentas de detecção automáticas, precisam ser desenvolvidas para automatizar o processo de identificação de respostas a estímulos e lidar com a grande variabilidade de formas de onda inter-indivíduos. Estas técnicas se baseiam em ferramentas estatísticas, nas quais a capacidade de detecção depende da relação sinal/ruído da resposta e da quantidade de dados disponíveis para o cálculo.
As técnicas de detecção objetiva, uni e multivariadas, geralmente, são aplicadas off-line e demandam uma grande quantidade de dados para sua execução ótima.
A audiometria é um exame subjetivo da audição, que depende da resposta do paciente e que avalia a audição do mesmo, normalmente realizado com fones de ouvido e dentro de cabine acústica. A automatização da audiometria visa o desenvolvimento de técnicas de análises objetivas na obtenção de um audiograma, sendo desnecessária uma resposta comportamental por parte do paciente, o que permite sua aplicação até mesmo em recém-nascidos. A audiometria automática pode se basear na detecção de respostas elétricas advindas do cérebro excitado com um estímulo auditivo externo, onde o problema se resume na identificação dos sinais provenientes da via neural auditiva.
O projeto consiste na estimação de limiares auditivos eletrofisiológicos de indivíduos normo-ouvintes por meio de técnicas de detecção objetiva de resposta.
Os audiogramas objetivos devem apresentar limiares próximos aos apresentados pelos audiogramas obtidos através da audiometria tonal convencional, otimizando a detecção objetiva da resposta.
Palavras-chave Audiometria, Detecção Objetiva de Respostas, Eletroencefalograma.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.