Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7523

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andrea Cecilia Lima Varicelli Meireles
Orientador NEUZA MARIA DA SILVA
Título Influência do conhecimento do consumidor sobre questões ambientais no processo de tomada de decisão relativo ao descarte de móveis
Resumo Inerente à sociedade capitalista está a transitoriedade e a descartabilidade de produtos que resultam na geração de resíduos, considerados uma das causas mais impactantes para a degradação do planeta. Impulsionado pelo sistema econômico vigente e pelo marketing, ao conceber fictícias e contínuas necessidades ao consumidor, os fabricantes aceleram o ciclo de vida dos produtos encurtando o tempo de vida útil de um bem. Nesse contexto, emerge a indústria moveleira, que alcançou em 2015 uma produção de 430 milhões em peças de móveis, sendo 80% deste total produzido nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em Minas Gerais, Sudeste do Brasil, sobressai o polo moveleiro de Ubá/MG, composto por mais de 350 empresas de móveis, presente em 8 cidades, com destaque para Ubá, onde é muito comum o descarte de móveis juntamente com os resíduos domésticos. Diante desse cenário, a proposta desta pesquisa surgiu da preocupação com impactos ambientais causados pelo descarte de móveis. Diversos autores consideram que a forma mais eficaz para a preservação do meio ambiente é através da tomada de consciência ecológica e uma mudança nos valores que norteiam a sociedade. Nesse sentido, questiona-se se o acesso ao conhecimento sobre os problemas ambientais derivados do descarte e sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, poderiam influenciar o comportamento dos consumidores e suas práticas usuais de descarte de móveis.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor ao descartar os móveis, verificando como o conhecimento sobre as questões ambientais podem influenciar o processo decisório. A metodologia adotada para este estudo será de abordagem quantitativa, cujo objetivo será descrever a população estudada e compreender as relações entre variáveis. A pesquisa será realizada no bairro Eldorado, município de Ubá/MG devido a sua representatividade. A amostra definida foi de 64 participantes, calculada através do calculo amostral para população finita. Para levantamento de dados, será utilizado como ferramenta o Survey através da interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Posteriormente, os dados serão estatisticamente analisados utilizando o software livre: “GNU PSPP”, versão 0.10.2 – GNU Operating System.
Palavras-chave Consumidor, Meio ambiente, Descarte de móveis
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,71 segundos.