Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7522

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço Social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Rafaela da Conceicao Custódio
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Outros membros Andressa Santos Gonçalves, JUNIA ZACOUR AZEVEDO DEL GIUDICE
Título O fenômeno da retenção entre alunos atendidos pela assistência estudantil da UFV: Caracterização, percepções e medidas educativas
Resumo O fenômeno da retenção é um desafio para as instituições de nível superior, uma vez que afeta sobremaneira o desempenho dos sistemas educacionais, exigindo que os gestores das instituições de ensino busquem minimizar seus efeitos nocivos, que se traduzem em desperdícios não apenas acadêmicos, mas também sociais e econômicos, uma vez que os recursos públicos investidos na formação acadêmica de alunos acabam não produzindo o devido retorno (OLIVEIRA; LINS, 2011).
A hipótese é de que existe uma multiplicidade de fatores que podem levar à retenção, seja de natureza interna, em função da estrutura e dinâmica de cada curso, quanto externa, relacionada a variáveis econômicas e socioculturais. Na visão de Giúdice (2013), os aspectos socioeconômicos incidem não apenas na possibilidade de ingresso do aluno na universidade, mas também na retenção dos mesmos no ambiente acadêmico.
Nesse sentido, o presente projeto objetivou examinar o cenário da retenção na UFV e identificar os seus fatores determinantes, considerando as percepções do público envolvido.
A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como estudo de caso estudantes da UFV, em situação de vulnerabilidade social, que se encontra em processo de retenção. Para tanto, fez uso pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema da pesquisa, complementada com entrevistas junto aos discentes, docentes e coordenadores de curso.
Na primeira etapa da pesquisa, buscou-se o autoconhecimento da instituição, em termos do cenário da retenção, evidenciando que, num total de 10.104 alunos, encontram-se retidos 1608 (15,9%). Os cursos de cada centro que mais retém os alunos são: no CCH (97,1%), Ciências Econômicas; no CCB (25,2%), Bioquímica; no CCE (29,4%), Arquitetura e Urbanismo; no CCA (22,9%), Engenharia Florestal.
Os resultados também evidenciaram que, entre os fatores determinantes da retenção estão: a escolha precoce da profissão; formação escolar defasada; dificuldades financeiras e familiares; problemas na relação ensino-aprendizagem e, em alguns casos, aluno-professor; falta de conhecimento sobre a existência das instituições de apoio. Observou-se, também, que existem outros fatores, relacionados às questões acadêmicas, como currículos desatualizados, conhecimento restrito sobre o projeto pedagógico do curso, desinteresse do docente em buscar novos meios de comunicação com seus alunos e outros. Além disso, um percentual significativo de estudantes que se encontra em situação de retenção tem sido diagnosticado com diversos transtornos psicológicos.
Os resultados permitem concluir que o fenômeno da retenção é mais incidente no Centro de Ciências Humanas, estando associado a 878 disciplinas que, entre os anos de 2011 a 2015, apresentaram um índice de mais de 30% de reprovação. Essa situação é decorrente de uma multiplicidade de fatores, como reprovação sucessiva em determinadas disciplinas, ingresso em novo curso e abandono da graduação anterior ou, até mesmo, por reingresso no mesmo curso
Palavras-chave Retenção escolar, Características, Percepções
Forma de apresentação..... Painel
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