ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Serviço Social |
Setor | Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Rafaela da Conceicao Custódio |
Orientador | MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO |
Outros membros | Andressa Santos Gonçalves, JUNIA ZACOUR AZEVEDO DEL GIUDICE |
Título | O fenômeno da retenção entre alunos atendidos pela assistência estudantil da UFV: Caracterização, percepções e medidas educativas |
Resumo | O fenômeno da retenção é um desafio para as instituições de nível superior, uma vez que afeta sobremaneira o desempenho dos sistemas educacionais, exigindo que os gestores das instituições de ensino busquem minimizar seus efeitos nocivos, que se traduzem em desperdícios não apenas acadêmicos, mas também sociais e econômicos, uma vez que os recursos públicos investidos na formação acadêmica de alunos acabam não produzindo o devido retorno (OLIVEIRA; LINS, 2011). A hipótese é de que existe uma multiplicidade de fatores que podem levar à retenção, seja de natureza interna, em função da estrutura e dinâmica de cada curso, quanto externa, relacionada a variáveis econômicas e socioculturais. Na visão de Giúdice (2013), os aspectos socioeconômicos incidem não apenas na possibilidade de ingresso do aluno na universidade, mas também na retenção dos mesmos no ambiente acadêmico. Nesse sentido, o presente projeto objetivou examinar o cenário da retenção na UFV e identificar os seus fatores determinantes, considerando as percepções do público envolvido. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como estudo de caso estudantes da UFV, em situação de vulnerabilidade social, que se encontra em processo de retenção. Para tanto, fez uso pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema da pesquisa, complementada com entrevistas junto aos discentes, docentes e coordenadores de curso. Na primeira etapa da pesquisa, buscou-se o autoconhecimento da instituição, em termos do cenário da retenção, evidenciando que, num total de 10.104 alunos, encontram-se retidos 1608 (15,9%). Os cursos de cada centro que mais retém os alunos são: no CCH (97,1%), Ciências Econômicas; no CCB (25,2%), Bioquímica; no CCE (29,4%), Arquitetura e Urbanismo; no CCA (22,9%), Engenharia Florestal. Os resultados também evidenciaram que, entre os fatores determinantes da retenção estão: a escolha precoce da profissão; formação escolar defasada; dificuldades financeiras e familiares; problemas na relação ensino-aprendizagem e, em alguns casos, aluno-professor; falta de conhecimento sobre a existência das instituições de apoio. Observou-se, também, que existem outros fatores, relacionados às questões acadêmicas, como currículos desatualizados, conhecimento restrito sobre o projeto pedagógico do curso, desinteresse do docente em buscar novos meios de comunicação com seus alunos e outros. Além disso, um percentual significativo de estudantes que se encontra em situação de retenção tem sido diagnosticado com diversos transtornos psicológicos. Os resultados permitem concluir que o fenômeno da retenção é mais incidente no Centro de Ciências Humanas, estando associado a 878 disciplinas que, entre os anos de 2011 a 2015, apresentaram um índice de mais de 30% de reprovação. Essa situação é decorrente de uma multiplicidade de fatores, como reprovação sucessiva em determinadas disciplinas, ingresso em novo curso e abandono da graduação anterior ou, até mesmo, por reingresso no mesmo curso |
Palavras-chave | Retenção escolar, Características, Percepções |
Forma de apresentação..... | Painel |