ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Comunicação |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Marcela Belcavelo Lino Silva |
Orientador | ROSA CRISTINA PORCARO |
Outros membros | Cristiane de Paula Silva |
Título | Os desafios do Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação do Município de Viçosa |
Resumo | Com base nos estudos feitos em sala de aula, observa-se o quão desafiador é ser um gestor da educação. Mais ainda, deve ser desafiador ser um coordenador pedagógico atuante em uma Secretaria Municipal de Educação. Entende-se que este órgão tem por função formular e coordenar a política municipal de educação e supervisionar sua execução nas instituições que compõem sua área de competência; acompanhar o desempenho de todas as unidades escolares; estabelecer mecanismos que garantam a qualidade do ensino público municipal; garantir igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; assegurar aos alunos da zona rural do Município a gratuidade e a obrigatoriedade do transporte escolar. Nesse sentido, é importante o desenvolvimento de uma pesquisa que nos possibilite identificar os desafios de um gestor no desenvolvimento do trabalho de gestão em uma rede municipal, analisando como se dá a atuação de um pedagogo dentro desta instituição e quais são os seus maiores desafios. Surgem, a partir desse estudo, questões que merecem ser investigadas, tais como: Quais são as atribuições de um coordenador pedagógico dentro de uma Secretaria Municipal de Educação? Como este profissional pode corresponder às expectativas dos diretores de cada escola? Dentro da Secretaria, quantos dos profissionais que a compõem são pedagogos? Qual é a formação dos demais integrantes? O presente trabalho traz os resultados da análise dos desafios do Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação do Município de Viçosa. Através de visitas à Secretaria Municipal de Educação, vislumbrou-se as atividades de gestão das escolas do Município de Viçosa e as funções da Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental neste órgão. A partir desta pesquisa, constatamos que o estudo sobre a gestão escolar é essencial para a compreensão dos mecanismos de organização da educação das crianças, jovens e adultos da cidade de Viçosa. Verificamos que os desafios da gestão da educação em uma Secretaria de Educação são inúmeros, surgindo a cada dia no cotidiano desses profissionais da gestão. Concluímos, portanto, que o atingimento de uma educação de qualidade no município somente se dará a partir de uma gestão bem organizada e comprometida. |
Palavras-chave | Gestão escolar, educação, rede municipal |
Forma de apresentação..... | Oral, Painel |