Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7497

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Jéssica Lorraine Valadão Idino
Orientador DANIELA ALVES DE ALVES
Outros membros Wagner Roberto Raimundo
Título Sarauzinho Literário
Resumo O projeto Sarauzinho Literário é um projeto coordenado pela profª. Daniela Alves de Alves, do Departamento de Ciências Sociais da UFV e diretora da Editora UFV, e promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Os objetivos desse projeto são promover o gosto pelo livro e pela leitura entre alunos do ensino fundamental (4º e 5º anos) da rede pública de ensino de Viçosa. Além de estimular a procura por livros e produção de texto, também busca uma maior aproximação desses alunos da comunidade viçosense com o campus da UFV. Até o final do ano de 2017 serão realizados 10 encontros, no mínimo. Em cada encontro é realizada a leitura dramatizada de uma obra infantil escolhida pela professora de cada uma das turmas, uma atividade complementar relacionada ao livro escolhido e um passeio com os alunos pela Divisão Gráfica Universitária, além de ser oferecido um lanche para os alunos e as professoras. Até o momento, já foram realizados 5 encontros com 2 escolas, contribuindo para atividades de literatura com os alunos, que são também desenvolvidas em sala de aula pelas professoras de língua portuguesa e literatura. Ainda serão realizados mais encontros no segundo semestre, com mais escolas, incluindo escolas em regiões periféricas e escolas rurais. Além das leituras dramatizadas, ainda serão desenvolvidas mais atividades complementares relacionadas à literatura, a fim de se atingir os objetivos do projeto de se estimular os alunos a trabalhar sua criatividade, por meio de atividades lúdicas, envolvendo leitura dramatizada, atividades de criação de textos, ilustrações, etc. Concluímos que há uma grande necessidade desse estímulo e que nas escolas que participaram do projeto, há um incentivo por parte das professoras e coordenadoras para que os alunos vão até a biblioteca da escola, que peguem livros pelo prazer da leitura. Houve um grande interesse no projeto por parte das supervisoras, das professoras, das diretoras, etc. Além do interesse no projeto em si, também constatamos o interesse, a partir deste, em criar mais atividades também nas próprias escolas. Para o próximo momento sentimos a necessidade de expandir o projeto para escolas fora da área central, em bairros mais periféricos, escolas em área rural, bem como em ONG’s e talvez estabelecer parcerias com outros projetos, para envolver o maior número de crianças possível.
Palavras-chave literatura, educação, ensino
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.