Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7496

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rafael Moreira de Souza
Orientador JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Outros membros ALVARO MESSIAS BIGONHA TIBIRIÇA, Washington Orlando Irrazabal Bohorquez
Título Modelagem da combustão utilizando o CHEMKIN-CFD
Resumo O objetivo deste trabalho é modelar a combustão em um combustor de uma turbina a gás utilizando o CHEMKIN-CFD, com o intuito de compreender a cinética química. Grande parte da energia utilizada no mundo provém de combustíveis fósseis derivados do petróleo, como diesel, gasolina e metano, devido a sua capacidade energética e fácil extração. No entanto, tais combustíveis também são os grandes responsáveis pelo aumento da intensidade do efeito estufa devido à emissão de poluentes como CO2, CO e principalmente os compostos de óxido nítrico, mais comumente denominado de NOx. A metodologia empregada nesta análise utilizou um hidrocarboneto, o metano gasoso (CH4), para as simulações em duas condições diferentes, uma em alta temperatura e a outra em temperatura ambiente. Para a simulação das situações de combustão foi utilizado o software FLUENT-CFD na seção CHEMKIN CFD, fornecido pela empresa ANSYS. Porém, para a modelagem do reator, representando o combustor, foi necessário a determinação de uma geometria e geração de uma malha de qualidade de forma a proporcionar resultados fisicamente coerentes.Neste contexto, foi utilizado o software Meshing para a geração de uma malha composta por 1353063 elementos e 242001 nós, com elementos majoritariamente tetraédricos devido a sua melhor adaptação a topografia da geometria e refinamento nas curvas e bordas. Com relação ao aspecto da geometria e a necessidade de melhores resultados nestes locais a qualidade obtida da malha foi em média de 0.89 em uma escala de 0 a 1. As simulações foram realizadas com o emprego do modelo de turbulência k-omega Shear Stress Transport (SST). Na análise da combustão utilizou o modelo de combustão parcialmente pré-misturada. Os resultados apresentados da razão de equivalência de 0,2955 evidenciou uma mistura pobre na combustão do combustor e a partir destes resultados foi possível comparar com os resultados de diversas literaturas. Para a condição de temperatura de entrada do combustível a 398 K e 800 K para o ar obteve-se a temperatura adiabática de chama simulada no combustor a 2423 K, diferindo da literatura em torno de 8,8%. Observou-se que o combustível ao ter contato com o ar, na zona de entrada, chamada de aquecimento imediatamente entra em combustão a uma temperatura elevada produzindo o NOX, CO e CO2 com elevada concentração. Conclui-se que as simulações obtidas no FLUENT- CFD utilizando o solver CHEMKIN foram compatíveis com a literatura. A formação do NOx foi prevista de forma satisfatória. De maneira geral, houve pequenas divergências nos valores de temperatura adiabática de chamas. Por fim, durante o estudo ficou claro a abrangência do assunto, sua complexidade e necessidade de maior aprofundamento no assunto, devido a sua importância no contexto atual tanto acadêmico quanto industrial e econômico.
Palavras-chave combustor, cinética química, Nox
Forma de apresentação..... Painel
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