Resumo |
A pesquisa consiste em realizar um estudo sobre a construção da narrativa midiática do Padre Alessandro Campos ou Padre Sertanejo do Brasil, nos programas “Viva a Vida” da TV Rede Viva e no “Vem com Fé” do Século 21, nas mídias digitais (redes sociais e internet), com o intuito de identificar como a figura midiática sinaliza e sustenta sua imagem pública nas mídias, compondo um quadro de sentidos que dialoga com a experiência de vida dos jovens. Além disso, este será analisado o Padre Alessandro como objeto de consumo desses jovens, um objeto que possui elementos simbólicos interessantes: a indumentária híbrida do padre, que mistura o rural (chapéu e cinto de peão) com o urbano (tênis e calça jeans moderna) e sua performance híbrida entre o cantor sertanejo e o padre (segurando a cruz, poses em oração, etc). A imagem do Padre Sertanejo envolve um híbrido dos atravessamentos de sentido mais significativos na experiência de vida dos jovens de contextos rurais mineiros: os valores que circulam na família e a religião na experiência da circunvizinhança de parentesco e compadrio estão associados à admiração nas mídias por figuras religiosas e cantores sertanejos. Pretendemos nesta pesquisa, seguir os estudos já desenvolvidos sobre figuras chamadas de “celebridades” no cenário contemporâneo de midiatização, delineando a figura do Padre Sertanejo nas mídias. Assim, ao estudarmos o Padre Sertanejo do Brasil, estamos estudando o conteúdo preferencial de jovens mulheres de uma Comunidade Rural, mas também colaborando com a compreensão em torno de um “Brasil mineiro” (que diz respeito a um público rural bem localizado na zona da mata do Estado de Minas Gerais); do jovem rural mineiro em um cenário de “Brasil conectado”, uma conexão não somente com os suportes das mídias de massa (o aparelho de tevê) e digitais (o celular, o computador), mas principalmente conectado com seus “objetos de consumo preferenciais”. Portanto, o corpus de nosso estudo será o objeto de consumo do público juvenil feminino na Comunidade Rural de Palmital: o programas do padre e as aparições do Padre Sertanejo do Brasil nas redes sociais e internet. |