Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7495

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Míriam do Carmo Lima
Orientador RICARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Título OBJETOS DO CONSUMO DE MÍDIA DO JOVEM NO CONTEXTO RURAL MINEIRO: Estudo sobre a figura midiática do Padre Alessandro Campos, o “Padre Sertanejo do Brasil”, na televisão e na internet.
Resumo A pesquisa consiste em realizar um estudo sobre a construção da narrativa midiática do Padre Alessandro Campos ou Padre Sertanejo do Brasil, nos programas “Viva a Vida” da TV Rede Viva e no “Vem com Fé” do Século 21, nas mídias digitais (redes sociais e internet), com o intuito de identificar como a figura midiática sinaliza e sustenta sua imagem pública nas mídias, compondo um quadro de sentidos que dialoga com a experiência de vida dos jovens. Além disso, este será analisado o Padre Alessandro como objeto de consumo desses jovens, um objeto que possui elementos simbólicos interessantes: a indumentária híbrida do padre, que mistura o rural (chapéu e cinto de peão) com o urbano (tênis e calça jeans moderna) e sua performance híbrida entre o cantor sertanejo e o padre (segurando a cruz, poses em oração, etc). A imagem do Padre Sertanejo envolve um híbrido dos atravessamentos de sentido mais significativos na experiência de vida dos jovens de contextos rurais mineiros: os valores que circulam na família e a religião na experiência da circunvizinhança de parentesco e compadrio estão associados à admiração nas mídias por figuras religiosas e cantores sertanejos. Pretendemos nesta pesquisa, seguir os estudos já desenvolvidos sobre figuras chamadas de “celebridades” no cenário contemporâneo de midiatização, delineando a figura do Padre Sertanejo nas mídias. Assim, ao estudarmos o Padre Sertanejo do Brasil, estamos estudando o conteúdo preferencial de jovens mulheres de uma Comunidade Rural, mas também colaborando com a compreensão em torno de um “Brasil mineiro” (que diz respeito a um público rural bem localizado na zona da mata do Estado de Minas Gerais); do jovem rural mineiro em um cenário de “Brasil conectado”, uma conexão não somente com os suportes das mídias de massa (o aparelho de tevê) e digitais (o celular, o computador), mas principalmente conectado com seus “objetos de consumo preferenciais”. Portanto, o corpus de nosso estudo será o objeto de consumo do público juvenil feminino na Comunidade Rural de Palmital: o programas do padre e as aparições do Padre Sertanejo do Brasil nas redes sociais e internet.
Palavras-chave Mídia, Religião, Rural
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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