Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7492

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dança
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luis Fernando Gomes Coelho
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros Thamiris Calegari Rodrigues
Título "Ação provocante: imaginando e experimentando o novo de novo"
Resumo O presente trabalho é um relato de experiência referente às ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), no subprojeto Dança da UFV. O PIBID tem como objetivo principal o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a Educação Básica, com bolsas aos alunos de Instituição de Educação Superior (IES) e supervisores-professores, efetivando a parceria com as escolas de Educação Básica da rede pública de ensino na cidade de Viçosa – MG. Nosso subprojeto, tem como proposta integrar a expressão individual e coletiva, motivando a criatividade, a imaginação e estimular o olhar estético, num constante exercício de atenção e percepção. Isso, além de proporcionar a experimentação e criação artística e expressiva por meio da espontaneidade.
O relato em pauta apresenta a visão dos estudantes e bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do curso de graduação em Dança: Luis Fernando Gomes Coelho e Thamiris Calegari Rodrigues. O período que abarca suas reflexões refere-se ao ano de 2015.
Ao iniciar o percurso na instituição de Educação Básica na qual participaram como bolsistas do projeto, o que mais lhes chamou a atenção foi o distanciamento entre a escola e a importância do ensino de Arte/Dança na Educação. Impressão que foi reforçada no contato com as festividades escolares, tais como as festas juninas onde observaram a realização de coreografias sem um estudo prévio, tanto pelos profissionais do magistério como pelos educandos. Decidiram que para inserir de maneira gradativa a concepção do subprojeto Dança na escola seria necessário iniciar ali um estudo para ajudarem a compreender o sentido pedagógico da inserção da Dança na escola. No semestre seguinte, o objetivo a ser trabalhado pode ser ampliado. Assim, explorou-se junto aos estudantes dos quarto e quinto anos da Escola Estadual Madre Santa Face, a sensibilização estética por meio de intervenções artísticas realizadas pelos mesmos, com exercícios que trabalharam a linguagem corporal para além dos movimentos coreografados, estimulando a consciência corporal dos estudantes. Ao final do ano, puderam constatar a melhora da percepção corporal dos estudantes em relação a si próprios e ao espaço escolar como um todo.
Palavras-chave Dança na escola, Formação de professores, Iniciação à Docência.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,59 segundos.