Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7491

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dança
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thamiris Calegari Rodrigues
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título A formação de um público crítico em Arte: reflexões sobre a para importância desta disciplina na Educação Básica
Resumo Nossas reflexões são decorrentes da participação da estudante Thamiris Calegari Rodrigues como bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Dança na UFV. O qual tem como objetivo estimular no licenciando em Dança o interesse pelo desenvolvimento da Arte no meio educacional, bem como despertar na comunidade escolar o interesse pela dança como linguagem. Para tanto, visa estimular a percepção artística, o movimento expressivo e a integração da linguagem corporal à ludicidade, visto que a atividade lúdica favorece o desenvolvimento individual do sujeito, além da investigação de outras formas de expressão do corpo. Nesse sentido, estimular, apontar e discutir junto aos bolsistas (IDs), a importância a formação crítica, por meio das experiências vivenciadas tanto no subprojeto PIBID Dança como nas disciplinadas realizadas ao longo do curso. Na presente reflexão, tomou-se por referência, as ideias de Flávio Desgranges expostas em seu livro “A pedagogia do espectador” por favorecer a discussão sobre a importância da inserção da Dança como disciplina curricular nas escolas, mostrando que é através da Arte na escola que se pode alcançar a formação de cidadãos plenos e de um público crítico com capacidade de reflexão em Arte. Isso além da importância da divulgação junto à população como uma forma de fruir, conhecer e entender elementos das linguagens artísticas com fim de fazer despertar a curiosidade da comunidade escolar de querer saber cada vez mais sobre esse tema. A intenção foi construir um alfabetismo em Dança/Arte, mostrando que precisamos aliar os conceitos de educação pela dança e para dança como propõe Márcia Strazzacappa. Coloca-se então questões que fazem Thamiris indagar sobre sua trajetória no PIBID: Será que os professores de Arte se preocupam em formar cidadãos ou estão preocupados apenas em passar seu conteúdo e ensinar o domínio de determinada linguagem? Teremos, nós artistas, um público crítico no futuro, sem nos preocuparmos com a educação artística dos jovens? Levando em consideração a facilidade de usar a ferramenta artística para construir um pensamento crítico sobre o mundo, porque a Arte aparenta ser descartada na formação do ser humano?
Palavras-chave Formação de público crítico, Arte, Iniciação à Docência.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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