Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7489

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência e Tecnologia de Alimentos
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Paloma Arrichete Marques Ciscoto
Orientador AFONSO MOTA RAMOS
Outros membros Daniele de Almeida Paula
Título Impacto da redução e da informação dos teores de açúcares na aceitação de bebidas
Resumo O consumo de açúcar mundial chegou a níveis acima do recomendado para se ter uma vida saudável. No Brasil, os níveis atingiram valores 50% maiores, nota-se isso no consumo de produtos açucarados por brasileiros e percebe-se que quanto menos doce, mais difícil é a aceitação de um produto. Porém com a conscientização sobre o malefícios do açúcar esse perfil está mudando. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da redução e informação dos teores de açúcar em néctar de goiaba e achocolatado. As formulações do néctar de goiaba com teor de açúcar (12,5%, 12% e 11,5%) e do achocolatado com teor de açúcar (9%, 8,5% e 8%) foram definidas baseadas em legislação e informações na literatura. Preparada as amostras, foram realizados os testes de pH, sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT) e atividade de água (aa). Nota-se que para ambas as bebidas, não houve diferença significativa entre as propriedade físico-químicos, e isso significa que não houve alteração nas características do produto, apenas em relação a concentração de sólidos solúveis do néctar de goiaba que houve diferença na primeira formulação (p>0,05). Em seguida, foi realizada a análise sensorial em 2 sessões para cada bebida, composta pelo teste cego e com informação. Para o néctar, no teste cego, as maiores médias foram percebidas nas bebidas formuladas com 12,5% e 12% de açúcar, demonstrando maior aceitação para produtos mais doces. Quando foi fornecida a informação, a maior média foi para o produto com 12%. Por meio da frequência de média das notas obtidas observou-se que quanto maior o teor de açúcar maior era o decréscimo de frequência de notas boas (6-9) na escala hedônica. Já para o achocolatado, tanto para as médias observadas, quanto para distribuição de frequência de notas, nota-se que os consumidores aceitaram melhor a amostra com menos açúcar, tanto para o teste cego quanto para o teste com informação. Isso significa que a população está mais preocupada com a importância de reduzir o teor de açúcar.
Palavras-chave doçura, teste cego, bebidas
Forma de apresentação..... Painel
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