Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7488

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Camila de Oliveira
Orientador Christina Gontijo Fornaciari
Título A tecnologia como elemento transversal da cena
Resumo Esta pesquisa, financiada através do edital FUNARBIC 2016/2017, propõe um olhar sobre a tecnologia como elemento transversal nas artes da cena (especificamente, a performance art) dentro de espaços artísticos e acadêmicos em Minas Gerais. Para compreender e relacionar estas três áreas foi necessário explanar sob que perspectiva cada uma delas seria considerada ao longo da pesquisa. Abordamos então a performance, enquanto linguagem artística que surge nas décadas de 50 e 60 e se encontra na fronteira entre as artes cênicas (dança e teatro), as artes visuais, a música e outras formas de arte e que foge de definições precisas, sendo complexa a definição desta linguagem ampla e multifacetada. A tecnologia é entendida aqui como o uso de técnicas e ferramentas tecnológicas que se fazem presentes no trabalho artístico, seja em seu produto final e/ou em seu processo de criação, e que, se realizado sem esses recursos alteraria o sentido e/ou a relação da obra com o público. E o ambiente acadêmico refere-se aos estudos de formação artística sendo consideradas para esta pesquisa as graduações em artes cênicas de instituições federais do estado de Minas Gerais. Foi realizado levantamento bibliográfico, mapeamento cartográfico de eventos, espaços e artistas mineiros que fazem performance art por distintas abordagens, porém atravessados pelo uso da tecnologia, complementados por entrevistas semiestruturadas com alguns dos artistas encontrados. A pesquisa apresenta, ainda, um levantamento qualitativo e quantitativo da performance art e tecnologia no ambiente acadêmico das Artes Cênicas, feita a partir da análise de inclusão destes temas em ementas, projetos e linhas de pesquisa dos cursos de Graduação em Dança e Teatro, em Minas Gerais. Através de análise crítica, foi possível detectar que apesar de todos os cursos analisados possuírem estudos em pelo menos uma das áreas, performance e/ou tecnologia, a existência destes espaços aponta um crescimento da importância que tem sido dada ao estudo destes temas para a formação dos artistas atuais através do ensino de/em performance art ainda incipiente nas Graduações. Sendo a presença desses estudos um processo em construção nas universidades, sua relação com a tecnologia se mostra ainda mais embrionária quando detectamos que são temas estudados separadamente em todas as graduações avaliadas. O que não exclui a presença da tecnologia como elemento transversal na cena (artistas, espaços/eventos e academia) em que todos os eventos analisados apresentaram trabalhos de performance envolvendo tecnologia. A existência dessas relações em cena não apenas expande as possibilidades de criação artística, como também gera, através do uso de ferramentas na internet, redes de comunicação entre artistas e público, criando novas formas de colaboração, interação e compartilhamento de conhecimento em arte.
Palavras-chave Tecnologia, Performance art, Academia
Forma de apresentação..... Oral
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