Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5212

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Meirele Rodrigues Inácio da Silva
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Alinne Paula de Almeida, GLAUCE DIAS DA COSTA, Juliana Aparecida Fialho Cardoso, Juliana Costa Machado
Título “Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: Revisão Sistemática”
Resumo Objetivo: analisar os critérios de acreditação dos estudos que avaliaram as ações de promoção e prevenção das Escolas Promotoras de Saúde (EPSs). Métodos: Realizou-se uma busca bibliográfica dos artigos publicados que avaliaram ações de promoção e prevenção das Escolas Promotoras de Saúde nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE), National Library of Medicine, Bethesda, MD (PubMed) e Portal Capes. Resultados: Na busca, inicial identificou-se 621 artigos. Dos 27 artigos selecionados pela temática, 5 atenderam aos critérios de inclusão. Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 5 estudos, publicados entre 2007 e 2013. A partir da análise dos três eixos para acreditação das EPS, três dos cinco estudos não contemplaram todos os critérios para serem certificadas como EPS nos eixos “Processo de Planejamento” e “Atividades de Promoção de Saúde desenvolvidas”. As escolas citadas nestes estudos até apresentam atividades de educação em saúde, prevenção e/ou promoção da saúde, no entanto, é equivocado se autodenominarem EPS. Identificamos como principais desafios enfrentados para implantação, desenvolvimento e acima de tudo, continuidade das EPS, a intersetorialidade, insuficiência de recursos financeiros e humanos capacitados, falta de políticas, implementação e avaliação da iniciativa. Conclusão: As EPSs precisam ser certificadas e submetidas a um processo avaliativo contínuo. A principal estratégia para a efetividade da implantação da EPS seria a inclusão do tema promoção de saúde, criação de entornos saudáveis e EPSs nos currículos dos cursos de formação dos professores e outros profissionais da educação e da saúde. Além da divulgação das publicações sobre a iniciativa para o Ministério da Educação e Saúde, profissionais, políticos e universidades, responsáveis pelo currículo escolar, assim como apresentar em conferencias e seminários.
Palavras-chave Promoção da Saúde, Escolas Promotoras de Saúde, Saúde Escolar
Forma de apresentação..... Painel
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