Resumo |
Objetivo: analisar os critérios de acreditação dos estudos que avaliaram as ações de promoção e prevenção das Escolas Promotoras de Saúde (EPSs). Métodos: Realizou-se uma busca bibliográfica dos artigos publicados que avaliaram ações de promoção e prevenção das Escolas Promotoras de Saúde nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE), National Library of Medicine, Bethesda, MD (PubMed) e Portal Capes. Resultados: Na busca, inicial identificou-se 621 artigos. Dos 27 artigos selecionados pela temática, 5 atenderam aos critérios de inclusão. Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 5 estudos, publicados entre 2007 e 2013. A partir da análise dos três eixos para acreditação das EPS, três dos cinco estudos não contemplaram todos os critérios para serem certificadas como EPS nos eixos “Processo de Planejamento” e “Atividades de Promoção de Saúde desenvolvidas”. As escolas citadas nestes estudos até apresentam atividades de educação em saúde, prevenção e/ou promoção da saúde, no entanto, é equivocado se autodenominarem EPS. Identificamos como principais desafios enfrentados para implantação, desenvolvimento e acima de tudo, continuidade das EPS, a intersetorialidade, insuficiência de recursos financeiros e humanos capacitados, falta de políticas, implementação e avaliação da iniciativa. Conclusão: As EPSs precisam ser certificadas e submetidas a um processo avaliativo contínuo. A principal estratégia para a efetividade da implantação da EPS seria a inclusão do tema promoção de saúde, criação de entornos saudáveis e EPSs nos currículos dos cursos de formação dos professores e outros profissionais da educação e da saúde. Além da divulgação das publicações sobre a iniciativa para o Ministério da Educação e Saúde, profissionais, políticos e universidades, responsáveis pelo currículo escolar, assim como apresentar em conferencias e seminários. |