Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5207

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Samira Baiao Pereira e Mucci
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Marcella Gava Grillo
Título De objeto a sujeito: a trajetória do negro na Literatura Brasileira e na LDB
Resumo O presente trabalho levanta a discussão sobre a aplicabilidade da legislação que abarca as questões étnicos-raciais na escola e tem uma ramificação que permite um diálogo com a área de Literatura. Para tanto, partiu-se da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – se apoiando na revisão bibliográfica – com o intuito de problematizar o tema, pensando em dois aspectos principais, sendo eles: a prática docente e seu envolvimento no combate à discriminação; e a reflexão sobre o cânone literário em relação à presença da figura negra. Sabe-se que a educação básica brasileira é pautada, em grande parte, pela Lei de Diretrizes e Bases, sendo a mais recente constituída em 1996, porém, até 2003, a LDB não indicava nenhum tratamento às questões étnico-raciais, que apareceram então como ementa. A Lei 10.639 estabelece o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica de todo o país, mas, apesar da existência da lei, seu cumprimento não é observado em diversas esferas da rede pública e particular de ensino. Porém, reconhecendo sua importância para a construção da uma nação de todos, estudar-se-á a trajetória do negro no discurso literário brasileiro - que deixa de ser objeto e passa a ser sujeito a partir do Romantismo - como foco da reflexão sobre as possibilidades de debates em sala abordando a História e Cultura Afro-Brasileira, pensando em abrir espaço também para introduzir a Literatura Africana. E observando a realidade atual, percebe-se a existência de alguns colégios que abrem portas às discussões étnico-raciais, o que reforça sua viabilidade. Busca-se, com essa reflexão, uma nova perspectiva quanto às medidas para concretização desse aspecto na Literatura, sem deixar de estender tal visão para outras áreas, iniciando um diálogo no âmbito acadêmico e de formação docente que possa efetivar a lei e seu objetivo primeiro de diminuir a discriminação. Logo, é a partir dessa modificação e na inclusão da Lei 10.639 na LDB e na discussão quanto à sua aplicação na educação feita na sala de aula do curso de EDU144 que se dá essa pesquisa.
Palavras-chave Relações étnico-raciais, Legislação, Literatura.
Forma de apresentação..... Painel
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