Resumo |
Nos cursos de Engenharia, e especificamente no Curso de Engenharia Química da UFV, observa-se que a Educação Matemática mesmo com expressiva pesquisa e reestruturações curriculares ao longos dos anos, e empenho dos docentes, não propicia ao estudante,em geral, a suficiente ou adequada habilidade para interpretar e solucionar problemas,por meio de recursos matemáticos. Muitas vezes, surge o seguinte questionamento: como pode-se proporcionar ao estudante de engenharia, o melhor aproveitamento da prévia Educação Matemática? Nas disciplinas-meio do curso de Engenharia Química são apresentadas situações-problemas que requerem a leitura e a interpretação, a adequação de leis e postulados e, posteriormente, uma formulação matemática e explicação desse fenômeno. Requer-se do estudante, muitas vezes, a solução analítica de um determinado problema, cuja modelagem matemática resulta numa equação diferencial ordinária ou mesmo numa equação diferencial parcial, ou ainda, num sistema de equações diferencias. Além da solução analítica exata ou mesmo aproximada, outras vezes, pode-se recorrer a procedimentos numéricos computacionais, que em geral, são mais facilmente “lembrados” pelos estudantes, embora, ainda necessitem de uma revisão direcionada a aplicação ou fenômeno em questão. No entanto, a experiência tem mostrado que tais ferramentas ou técnicas (analíticas ou numéricas) já vistas, ou mesmo aprendidas anteriormente, necessitam de ser revistas novamente. Mudar é sempre algo difícil e lento, no entanto com a possibilidade da flexibilização e da avaliação contínua dos projetos pedagógicos dos cursos, avaliar os problemas, os desafios, as barreiras para promoção do processo ensino aprendizagem efetivo, torna-se uma tarefa possível e necessária. Dentro desta ótica, considerando que a Matemática é ferramenta imprescindível para a educação e formação do profissional de engenharia, este projeto de pesquisa em ensino “Resolução de problemas: a matemática no ensino de engenharia” propõe a investigação dos conceitos matemáticos mínimos para a satisfatória resolução de problemas em disciplinas-meio do curso de Engenharia Química, bem como a proposição e preparação de materiais didáticos alternativos (para apoio ao docente e discentes), envolvendo projetos aplicados a situações reais na vida profissional dos futuros engenheiros e a utilização de metodologias ativas em sala de aula. O presente projeto de pesquisa em ensino tem, em síntese, por objetivo principal contribuir para a ampliação do debate na Universidade, contribuindo com a dinamização do processo de ensino, sua relação com o conhecimento e com a construção de aprendizagens; além de implementar iniciativas e experiências didáticas e metodológicas que visem à melhoria do processo de ensino e aprendizagem na UFV. |