Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5182

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Maria de Fátima Souza
Orientador TEREZA ANGELICA BARTOLOMEU
Título As Práticas Humanizadoras no âmbito hospitalar e a Política Nacional de Humanização na percepção dos clientes internos e externos
Resumo No ambiente hospitalar a humanização é um processo complexo que envolve o funcionário ou colaborador (cliente interno da saúde) e o paciente e seus familiares (cliente externo da saúde) com a intenção de promover conforto e bem-estar durante a estadia do cliente externo da saúde no ambiente hospitalar. As práticas humanizadoras são uma das determinações estabelecidas pela Política Nacional de Humanização (PNH) que propõe a mudança no atendimento e no ambiente hospitalar para que o cliente da saúde e seus familiares sintam-se acolhidos. Neste contexto, torna-se importante a busca de respostas às seguintes indagações: O que os hospitais têm feito para proporcionar um atendimento e um ambiente humanizados aos seus clientes internos e externos? Como estes clientes percebem estas iniciativas? Estas ações favorecem a recuperação do paciente ou o desenvolvimento do trabalho do profissional da saúde? O que o Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do hospital espera alcançar ao proporcionar um ambiente e atendimento humanizado aos clientes? Ele tem conseguido? Como o Grupo de Trabalho da Humanização avalia estas ações? Assim, objetiva-se verificar se as práticas humanizadoras oferecidas nos hospitais influenciam na recuperação do paciente e como são desenvolvidos os trabalhos dos profissionais da saúde para promoverem a humanização. De modo específico pretende-se: caracterizar os hospitais a serem analisados quanto ao histórico, localização, especialidade, porte e atendimento; Identificar o que os referidos hospitais oferecem aos seus clientes internos e externos visando ao atendimento humanizado; Compreender, através do GTH, o que a equipe responsável pela humanização tem feito para alcançar seus objetivos na proposição das ações humanizadoras; Verificar a percepção do cliente interno quanto às práticas humanizadoras oferecidas pelo hospital em que trabalha; Verificar a percepção do cliente externo quanto às práticas humanizadoras oferecidas pelo hospital em que estiver sendo atendido; Verificar como os GTHs avaliam a efetividade de suas práticas humanizadoras. A pesquisa a ser realizada pode ser caracterizada como qualitativa. Um estudo de caso será realizado em cinco hospitais, na mesorregião da Zona da Mata de MG, nos municípios: Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa. A população amostra será composta por coordenadores dos GTHs, e os clientes internos e externos dos hospitais. A coleta de dados realizar-se-á por meio de entrevista semiestruturada e da observação não participante. Para a análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo. Espera-se com este estudo verificar se a proposta de humanização, estabelecida pela PNH, tem funcionado nos hospitais, podendo contribuir, assim, para a melhoria das políticas públicas, e também com a ciência uma vez que identificou-se um número reduzido de publicações relacionadas à humanização hospitalar.
Palavras-chave hospital, humanização, atendimento ao cliente
Forma de apresentação..... Painel
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