Resumo |
No ambiente hospitalar a humanização é um processo complexo que envolve o funcionário ou colaborador (cliente interno da saúde) e o paciente e seus familiares (cliente externo da saúde) com a intenção de promover conforto e bem-estar durante a estadia do cliente externo da saúde no ambiente hospitalar. As práticas humanizadoras são uma das determinações estabelecidas pela Política Nacional de Humanização (PNH) que propõe a mudança no atendimento e no ambiente hospitalar para que o cliente da saúde e seus familiares sintam-se acolhidos. Neste contexto, torna-se importante a busca de respostas às seguintes indagações: O que os hospitais têm feito para proporcionar um atendimento e um ambiente humanizados aos seus clientes internos e externos? Como estes clientes percebem estas iniciativas? Estas ações favorecem a recuperação do paciente ou o desenvolvimento do trabalho do profissional da saúde? O que o Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do hospital espera alcançar ao proporcionar um ambiente e atendimento humanizado aos clientes? Ele tem conseguido? Como o Grupo de Trabalho da Humanização avalia estas ações? Assim, objetiva-se verificar se as práticas humanizadoras oferecidas nos hospitais influenciam na recuperação do paciente e como são desenvolvidos os trabalhos dos profissionais da saúde para promoverem a humanização. De modo específico pretende-se: caracterizar os hospitais a serem analisados quanto ao histórico, localização, especialidade, porte e atendimento; Identificar o que os referidos hospitais oferecem aos seus clientes internos e externos visando ao atendimento humanizado; Compreender, através do GTH, o que a equipe responsável pela humanização tem feito para alcançar seus objetivos na proposição das ações humanizadoras; Verificar a percepção do cliente interno quanto às práticas humanizadoras oferecidas pelo hospital em que trabalha; Verificar a percepção do cliente externo quanto às práticas humanizadoras oferecidas pelo hospital em que estiver sendo atendido; Verificar como os GTHs avaliam a efetividade de suas práticas humanizadoras. A pesquisa a ser realizada pode ser caracterizada como qualitativa. Um estudo de caso será realizado em cinco hospitais, na mesorregião da Zona da Mata de MG, nos municípios: Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa. A população amostra será composta por coordenadores dos GTHs, e os clientes internos e externos dos hospitais. A coleta de dados realizar-se-á por meio de entrevista semiestruturada e da observação não participante. Para a análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo. Espera-se com este estudo verificar se a proposta de humanização, estabelecida pela PNH, tem funcionado nos hospitais, podendo contribuir, assim, para a melhoria das políticas públicas, e também com a ciência uma vez que identificou-se um número reduzido de publicações relacionadas à humanização hospitalar. |