Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5180

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ingrid Carraro Pereira
Orientador HENRIQUE MOREIRA MAZETTI
Título Rainha, diva e soberana: a construção da vida privada fictícia em Dilma Bolada
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a construção da vida privada fictícia da presidente Dilma na página Dilma Bolada. Busca-se, também, perceber quais as características atribuídas à personagem e observar se é um perfil coerente. Como principais procedimentos metodológicos, utilizamos a análise de postagens em dois períodos temporais diferentes: 10 dias após a volta da página ao ar, no dia 30 de julho, e um período de 7 dias antes das eleições presidenciais do segundo turno, que ocorreram em 26 de outubro. Ao todo foram analisadas 57 postagens.
Estas foram divididas em quatro categorias: as com base em aparições públicas da presidente, as que são puramente vida pessoal, as relacionadas às notícias atuais e uma quarta categoria que denominei “multimídia” por englobar indicações de outros sites,músicas, vídeos, etc. Esse último grupo foi desconsiderado na pesquisa por não possuir uma estrutura fixa, podendo ser simplesmente uma música do momento que tenha relação com as características de Dilma Bolada ou um vídeo que está em alta no youtube.
Após as análises, percebemos que algumas características próprias da Dilma Bolada são a autoconfiança e a autoestima, reforçadas em todas as postagens pelo uso das hashtags “Rainha da Nação, Diva do Povo e Soberana das Américas”.
É perceptível que Jeferson se apropriou de características da presidente muito difundidas pela mídia e fez uma releitura delas. Um exemplo é o fato de ela ter uma postura confiante e um semblante sério, o que muitas vezes as pessoas julgam como arrogância ou prepotência e a página transformou em sinônimo de poder e elegância.
Além disso, a página ficou um pouco diferente na semana anterior à decisão das eleições 2014, priorizando as postagens do tipo aparição pública e fazendo comentários
mais ásperos sobre as diferentes situações. Elas também passaram a ter um tom mais panfletário, de campanha política, levando muitas vezes as hashtags com o número da candidata do PT e fazendo críticas ao adversário do segundo turno, Aécio Neves. As mais usadas nesse sentido foram “#Dilma13” e “#AécioNever”.
Ademais, apesar dessa diferença entre os perídios analisados, as características da personalidade da personagem são mantidas, tendo destaque também seu cinismo e bom humor.
O carisma discutido por Sennett é claramente presente no caso estudado, já que a página prioriza totalmente o “ser” da presidente, evidenciando o que ela sente e pensa e não o que ela faz. E foi exatamente dessa forma que conseguiu chamar o interesse do público e conquistar tantos fãs.
Palavras-chave Dilma Bolada, fake, privado e público
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.