Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5178

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Nara Lima Mascarenhas Barbosa
Orientador ROGERIA DA SILVA MARTINS
Título A sociologia e o acesso ao ensino superior: uma análise dos conteúdos da disciplina nos processos seletivos de admissão nas universidades federais do Estado de Minas Gerais
Resumo O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da consolidação da sociologia enquanto campo disciplinar, através da análise do modo como seus conteúdos tem se apresentado nos processos seletivos de admissão ao Ensino Superior. Tendo em vista que o Ensino Médio tem se configurado, em parte, como um passaporte para o Ensino Superior, torna-se essencial investigar como o conteúdo de tem se apresentado nesses espaços. Dessa forma, buscando o cumprimento de tais proposições, analisamos as provas de admissão das onze Universidades Federais de Minas Gerais, como também as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, no período de 2009 a 2013.A opção por analisar os processos seletivos das Universidade Federais do Estado de Minas Gerais, esta ligado ao fato de haver especificidades desse Estado para com o ensino de sociologia.Uma vez que, na constituição estadual de 1989, o Estado, já colocava como obrigatórios o ensino de filosofia e sociologia no segundo grau.Durante a pesquisa observamos que praticamente não houve cobrança dos conteúdos da disciplina de forma específica, mas sim, de maneira dispersa, ou seja, os conhecimentos acerca dos conteúdos temáticos da Sociologia se apresentavam incluídos em questões referentes a disciplinas de outras áreas das ciências humanas. Não necessitando, assim, de um domínio sobre os conteúdos específicos da disciplina para se responder a essas questões. Nesse sentido, se conclui que a sociologia não se consolidou enquanto campo disciplinar nesses espaços. Seus conhecimentos aparecem em sua maioria dispersos, mas não de forma especifica fato que não garante legitimidade para a disciplina. O longo período de intermitência da disciplina nos currículos do ensino básico aliado ao processo de insulamento e invisibilidade impediram que os conhecimentos de sociologia fossem identificados e considerados importantes.Entretanto, apesar de os vestibulares não terem se apresentado como um espaço de consolidação da sociologia, a cobrança de seus conteúdo no Exame nacional do ensino médio tem se mostrado fundamental no processo de legitimação da sociologia enquanto campo disciplinar, pois, apesar de também não trazer a disciplina Sociologia de forma “específica”, tem cobrado questões próprias de seu campo disciplinar.
Palavras-chave Sociologia, Ensino Médio, Universidades Federais
Forma de apresentação..... Painel
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