Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Juliano Fernandes Teixeira
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Outros membros ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO, ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA, MARCOS ANTONIO LIMA
Título Relações no processo ensino aprendizado da Física e da Matemática
Resumo A matemática se mostra fortemente alojada no seio da Física, podemos observar essa relação em livros e artigos onde a matemática enche a cena do discurso científico. No ensino médio, nota-se essa importante relação diante de muitos problemas de Física, visto que para resolução é necessário desenvolver modelos matemáticos. Dessa forma, uma boa base matemática contribui para aprendizagem da Física. Há autores que entendem que uma característica essencial do educador está em ter a clareza que o estudante deve possuir conhecimentos de matemática não somente para obter sucesso em resolver problemas de Física, mas para ser capaz de compreender um modelo matemático da realidade. Nesse aspecto, a relação entre Física e Matemática vai além da ideia de que a matemática é a linguagem que expressa os fenômenos da natureza, percebe-se uma complexa relação que se fundamenta desde a mais remota essência do conhecimento científico. Nesse sentido, esse trabalho busca discutir e investigar a importante relação entre a Física e a Matemática no ensino e na aprendizagem da Física, particularmente no Ensino Médio. Nossas vivências, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Física - da Universidade Federal de Viçosa em uma escola pública da cidade de Viçosa-MG, evidenciaram o quão importante é o traquejo dos estudantes do ensino médio com as técnicas matemáticas para que a aprendizagem de conceitos físicos ocorra de maneira efetiva. Na tentativa de contribuir para alargar a compreensão desses fatos, elaboramos e aplicamos um teste aos estudantes do segundo ano do ensino médio, que objetivava discriminar a facilidade de uso das linguagens, o português e a matemática. O teste consistiu de uma questão, cuja resolução envolve a descrição do fenômeno físico, e outra, onde a solução envolvia necessariamente o uso da linguagem matemática. Os resultados revelaram que os estudantes têm uma maior facilidade na resolução da questão que não envolve o uso da linguagem matemática. Isso corrobora os trabalhos anteriores e sugere que é desejável uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Física e Matemática, a fim de que os alunos percebam a importante relação entre as disciplinas.
Palavras-chave Física, Matemática, Interdisciplinar
Forma de apresentação..... Painel
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