ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Formação de professores/educadores |
Setor |
Departamento de Física |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Juliano Fernandes Teixeira |
Orientador |
ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO |
Outros membros |
ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO, ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA, MARCOS ANTONIO LIMA |
Título |
Relações no processo ensino aprendizado da Física e da Matemática |
Resumo |
A matemática se mostra fortemente alojada no seio da Física, podemos observar essa relação em livros e artigos onde a matemática enche a cena do discurso científico. No ensino médio, nota-se essa importante relação diante de muitos problemas de Física, visto que para resolução é necessário desenvolver modelos matemáticos. Dessa forma, uma boa base matemática contribui para aprendizagem da Física. Há autores que entendem que uma característica essencial do educador está em ter a clareza que o estudante deve possuir conhecimentos de matemática não somente para obter sucesso em resolver problemas de Física, mas para ser capaz de compreender um modelo matemático da realidade. Nesse aspecto, a relação entre Física e Matemática vai além da ideia de que a matemática é a linguagem que expressa os fenômenos da natureza, percebe-se uma complexa relação que se fundamenta desde a mais remota essência do conhecimento científico. Nesse sentido, esse trabalho busca discutir e investigar a importante relação entre a Física e a Matemática no ensino e na aprendizagem da Física, particularmente no Ensino Médio. Nossas vivências, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Física - da Universidade Federal de Viçosa em uma escola pública da cidade de Viçosa-MG, evidenciaram o quão importante é o traquejo dos estudantes do ensino médio com as técnicas matemáticas para que a aprendizagem de conceitos físicos ocorra de maneira efetiva. Na tentativa de contribuir para alargar a compreensão desses fatos, elaboramos e aplicamos um teste aos estudantes do segundo ano do ensino médio, que objetivava discriminar a facilidade de uso das linguagens, o português e a matemática. O teste consistiu de uma questão, cuja resolução envolve a descrição do fenômeno físico, e outra, onde a solução envolvia necessariamente o uso da linguagem matemática. Os resultados revelaram que os estudantes têm uma maior facilidade na resolução da questão que não envolve o uso da linguagem matemática. Isso corrobora os trabalhos anteriores e sugere que é desejável uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Física e Matemática, a fim de que os alunos percebam a importante relação entre as disciplinas. |
Palavras-chave |
Física, Matemática, Interdisciplinar |
Forma de apresentação..... |
Painel |