Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5163

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Rafaella Rêllo Pinto Coelho Carvalho
Orientador VIRGINIA VINHA ZANUNCIO
Outros membros Alessandra Vieira Diniz, Ivanete Lopes da Silva, Tatiana Ferreira França, Vanessa Knauf Lopes
Título Dia Nacional do Combate ao Câncer da Pele em Viçosa, MG - 2014
Resumo NTRODUÇÃO: A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer muitos prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer de pele. Em 2014 no Brasil, segundo dados Instituto Nacional do Câncer, esperavam-se 98.420 casos novos de câncer de pele não melanoma nos homens e 83.710 nas mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 100,75 casos novos a cada 100 mil homens e 82,24 a cada 100 mil mulheres. Esse valor demonstra o quanto é expressivo o número de pessoas com câncer de pele no país, indicando a grande importância das ações de prevenção e combate a esse tipo câncer. Preocupada com os números alarmantes da doença no país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia celebra, anualmente, o “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele”. Em 2014 ele ocorreu no dia 29 de novembro, mobilizando quatro mil médicos voluntários em 136 postos distribuídos pelo Brasil. A Liga Acadêmica de Dermatologia da UFV (LADERMATO-UFV) incluiu Viçosa nesses postos de atendimento, realizando ações de prevenção e atendimentos gratuitos para a população de Viçosa e microrregião.

OBJETIVOS: Os principais objetivos desse evento foram o exame completo da pele e a orientação das pessoas sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele.

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES: Os integrantes da LADERMATO- UFV juntamente com funcionários do Departamento de Medicina e Enfermagem, dermatologistas e cirurgiões convidados realizaram o “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) no dia 29 de novembro de 2014, das 09:00 ás 15:00. Lá foram realizadas consultas gratuitas e palestras de conscientização sobre o câncer de pele.

RESULTADOS: Foram atendidos 139 pacientes sendo, 63% do sexo feminino. A média de idade foi de 54,86 anos, e 13,67% foram diagnosticados com câncer de pele. Destes, 65% foram carcinoma Basocelular, 15% carcinoma espinocelular e 20% Melanoma Maligno. Além disso, 17,98% dos pacientes apresentavam lesões pré-neoplasicas.Os pacientes que foram diagnosticados com câncer de pele foram submetidos a biopsia cutânea ou exérese total da lesão e aqueles diagnosticados com lesões pré-neoplásicas submetidos à crioterapia, totalizando 44 procedimentos.

CONCLUSÃO: Torna-se evidente após análise desses dados a importância desse tipo de ação educacional e de intervenção na população de Viçosa. A LADERMATO-UFV pretende repetir essa ação em 2015 com o objetivo de atingir um número ainda maior de pessoas e conscientizá-las da grande incidência do câncer de pele em nosso país, de como preveni-lo e da importância de buscar o Dermatologista quando se identificar qualquer lesão suspeita na pele.
Palavras-chave Câncer de pele, Combate ao câncer de Pele, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.