ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Viviane de Oliveira Souza |
Orientador | MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS |
Outros membros | Nathan Moreira Fiorese, Thaís Adriana de Melo Silva |
Título | Educação em Tempo Integral: uma proposta de construção |
Resumo | O projeto de educação escolar em período integral, executado e gerido pelo Ministério da Educação, é uma proposta engendrada pelo Programa Mais Educação por meio do Decreto Presidencial 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Seu objetivo é oferecer aos alunos um período de estadia na escola que não se restrinja ao turno fixo dedicado ao trabalho com as disciplinas tradicionais, estreitando, desse modo, os laços entre instituição escolar e educando. Considerando o projeto “Escola em Tempo Integral” como um dos grandes marcos contemporâneo para a mudança da realidade da educação pública brasileira, o presente trabalho objetiva apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades e desafios que permeiam tal proposta no contexto das escolas públicas brasileiras. No que toca à metodologia, a mesma tem por base, em um primeiro momento, a análise e reflexão das informações contidas nos cadernos do Ministério da Educação (Programa Mais Educação, Educação Integral: Texto referência para o debate nacional; Programa Mais Educação: gestão Inter setorial no território; Rede de saberes Mais Educação: Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral) que explicam o que é, em que consiste e como se desenvolve o projeto de Educação Integral e, em um segundo momento, a modo de exemplificação das atividades integradoras e possibilitadoras desenvolvidas no projeto, apresentamos algumas atividades desenvolvidas pelos alunos da Escola Municipal Israel José Carlos, localizada no município de Betim, Minas Gerais, que, já há algum tempo, adotou o projeto escola de tempo integral. Foi possível perceber que uma proposta de educação em tempo integral precisa ser bem estruturada e organizada, caso contrário, corre o risco de representar mais uma sobrecarga de trabalho para os professores e demais agentes e funcionários envolvidos no projeto. Trabalhar com a educação integral exige dos professores e de toda equipe escolar planejamento, envolvimento, dedicação para além do esforço de estar constantemente investigando se, de fato, houve melhoria no rendimento dos alunos no sentido de redirecionar ações e ampliar a oferta do programa tendo como base dados reais sobre sua eficácia. Destacamos ainda que, apesar dos desafios, há muitos pontos positivos na Educação Integral como o fato de o tempo ocioso das crianças e adolescentes serem aproveitados com atividades diversas, o que deixa pais e familiares tranquilos quanto ao dia a dia dos mesmos, e a possibilidade de as necessidades extracurriculares serem supridas ainda dentro do ambiente escolar. A escola, nesse sentido, cumpre uma função social ao permitir que os jovens tenham acesso aos conhecimentos construídos ao longo do tempo, posicionem-se criticamente sobre eles e sintam-se capazes de apropriar-se e transformar a realidade em que vivem. |
Palavras-chave | LDB, Programa Mais Educação, Educação em Tempo Integral |
Forma de apresentação..... | Painel |