Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5149

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Raíssa Teixeira Rodrigues
Orientador MARIANA VEO NERY DE JESUS
Outros membros Aline de Campos Lemos, Jéssica Caroline Louzada Vieira
Título “Pintando a saúde”: estratégia de promoção da saúde por meio de atividade lúdica para moradores da zona rural portadores de transtorno mental
Resumo Tradicionalmente, acredita-se que a unidade básica de saúde deva constituir um ambiente de promoção de qualidade de vida e saúde, proporcionando práticas que contemplem a complexidade do ser humano. A esse desafio, soma-se o contexto dos portadores de transtornos mentais, os quais precisam reconstruir os laços sociais e serem inseridos nos espaços de circulação cotidiana. Com base nisto, as atividades lúdicas representam potenciais estratégias de entretenimento, inserção e integração social, através da troca de experiências entre os participantes. Nesta perspectiva, foi realizada a atividade “Pintando a Saúde” para portadores de transtorno mental da zona rural do Distrito de Cachoeirinha, Viçosa, Minas Gerais.O objetivo do trabalho consiste em relatar a experiência durante a realização de atividades lúdicas com portadores de transtornos mentais da zona rural do Distrito de Cachoeirinha, Viçosa, Minas Gerais.A atividade intitulada “Pintando a Saúde” foi realizada durante o módulo prático da disciplina Enfermagem na Saúde Coletiva I, planejada e operacionalizada por cinco alunos de Enfermagem, um docente e duas agentes comunitárias de saúde (ACS), realizada na Escola Municipal do distrito de Cachoeirinha, em que os dez participantes realizaram as atividades de colorir, pintar, colagens, jogos e dobraduras. A divulgação da oficina foi feita antecipadamente pelas ACS's por meio de convite impresso aos portadores de transtornos mentais; os quais foram conduzidos até o local das atividades através de veículo próprio da UFV. Durante as atividades lúdicas os participantes estabeleceram um diálogo, compartilhando com os demais indivíduos, incluindo os alunos e profissionais da equipe histórias pessoais e perspectivas sobre práticas de saúde e cuidado. Tal experiência promoveu a integração social entre os portadores de transtornos mentais, alunos e a equipe de saúde, por meio da troca de vivências e construções sociais sobre cuidado, saúde e doença; que muito contribuíram para a construção de um projeto terapêutico individualizado e a integração do ensino com o serviço de saúde local.Em suma, a atividade lúdica desenvolvida com portadores de transtorno mental revelou-se uma estratégia potencial para a promoção de reflexões sobre saúde, doença e do cuidado, além de permitir maior integração entre os usuários e a equipe de saúde; proporcionando a criação de novos modos de fazer saúde que transcendem a perspectiva curativista e biologicista.
Palavras-chave Saúde mental, Estudantes de enfermagem, Agentes comunitários de saúde.
Forma de apresentação..... Painel
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