ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Gabriel Felipe Neves de Lima |
Orientador |
CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO |
Outros membros |
Alexandre Magno Sáez, Daniel Peixoto Leal, Laura Carolina Gimenes, Marco Aurelio Neves da Silva, Priscila Cristina de Aguiar Gonçalves, Sarah Pereira Souto Maia, Thiago Arêas Lisboa Netto, Tiago Augusto da Silva Moura |
Título |
O ensino da Semiologia por meio das novas mídias sociais. |
Resumo |
Introdução: Trata-se de um projeto de Extensão no qual os alunos realizam filmagens de manobras da Semiologia Médica, que serão divulgados através de canais no YouTube e outros meios de comunicação virtual. O projeto conta com apoio do curso de Comunicação Social/Jornalismo, que garante auxílio técnico e melhor qualidade nas gravações. Objetivo: Utilizar-se das novas mídias para difusão de conteúdo em semiologia baseada em evidências, abarcando a comunidade em geral, os estudantes e os profissionais da área da saúde. Descrição das principais ações: Para a elaboração dos vídeos são realizadas reuniões entre todos os envolvidos visando otimizar a definição dos temas, a distribuição das tarefas e a divisão dos conteúdos em módulos. Os acadêmicos revisam a literatura com criteriosa seleção das fontes a respeito das manobras a serem desenvolvidas e, juntamente com a experiência profissional da orientadora, o trabalho permite a aproximação entre a literatura cientifica e a prática clinica. As manobras semiológicas são executadas pelos alunos e gravadas por um acadêmico de Comunicação Social/Jornalismo, com experiência na área, utilizando equipamento profissional. Após a gravação, os vídeos são editados e padronizados para posterior publicação nas mídias sociais de maior impacto atual. A partir do feedback do público atingido são fomentados e elaborados aprimoramentos para o projeto. Resultados: Sabe-se que atualmente a internet é um importante veículo de pesquisa e promoção do conhecimento, porém não são encontrados conteúdos audiovisuais de qualidade técnica e científica sintetizados, organizados e de fácil acesso sobre o tema. Nesse contexto o projeto obteve significativa repercussão em um curto período de tempo comprovada pelo alto número de visualizações e acessos às suas paginas na internet por acadêmicos da própria instituição e de muitas outras do país. Além disso, o material já disponibilizado tem contribuído para as disciplinas de semiologia da Universidade Federal de Viçosa tanto em didática para as aulas presenciais quanto como material complementar para estudo. Conclusão: Espera-se grande adesão e alcance dos alunos ao material produzido, em função da consonância entre as tendências midiáticas usuais e o método escolhido. Assim, a internet continuará sendo uma difusora do conhecimento, incluindo materiais audiovisuais de qualidade sobre as manobras de avaliação médica. |
Palavras-chave |
Semiologia, mídia, internet |
Forma de apresentação..... |
Painel |