Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5143

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laiz Fialho da Silva
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Ciências na Educação Infantil - Conhecendo os animais domésticos
Resumo O projeto de intervenção “Conhecendo os animais domésticos” ocorreu no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI),situado na Universidade Federal de Viçosa e foi realizado com 17 crianças da sala 05, na faixa etária de cinco anos. O projeto foi realizado no mês de junho de 2015 com o objetivo de trabalhar as ciências sociais e naturais, além de possibilitar às crianças a oportunidade de refletir e confrontar suas ideias sobre os animais domésticos, assim como suas dúvidas, afirmações, hipóteses e questionamentos, permitindo a construção do seu conhecimento na área das ciências naturais e sociais. Diante disso, além de conhecer e reconhecer alguns animais domésticos e a importância dos cuidados que se deve ter com eles as crianças da Educação Infantil tiveram a oportunidade trocar ideias de cunho científico sobre os mesmos. Os animais domésticos são pequenos ou grandes animais que podem chegar a ser domesticados pelo homem e, portanto, conviver com eles. Pressupõe-se que a criança que convive com animais é mais afetiva, solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos podendo ser mais crítica e observadora. A elaboração do projeto se baseou em uma perspectiva construtivista Piagetiana que explica como o ser humano constrói seu conhecimento, ou seja, como se passa de um conhecimento menos complexo para outro mais complexo. As atividades foram conduzidas por meio de discussões em roda de conversa, em torno do tema trabalhado, considerando as informações que as crianças já possuíam e incentivando-as sempre a levantar hipóteses. Foram propostas algumas atividades lúdicas relacionadas ao tema do projeto, sendo três relacionadas às ciências sociais e duas às ciências naturais,foram elas:“Apresentando os animais domésticos”, “Alimentação dos animais domésticos”, “vídeo: creche para cachorros”, “Conhecendo o peixe Betta”, “Identificando os alimentos de alguns animais domésticos”. Ao realizar o projeto sobre animais domésticos foi possível perceber o interesse das crianças pelo tema e o envolvimento de cada uma, pois elas se envolveram em todas as atividades propostas. As atividades desenvolvidas foram bastante significativas, sendo bem exploradas pelas crianças e tendo um resultado também significativo. Além disso, o seu interesse em saber mais sobre os animais e os seus cuidados foi muito perceptível. O projeto foi um grande desafio, sendo ele superado com a participação das crianças. O desenvolvimento deste foi uma experiência única e gratificante para minha formação acadêmica, pois pude correlacionar a teoria com a prática no campo das ciências sociais e das ciências naturais. A partir da temática proposta foi possível vivenciar na pratica a necessidade de o professor saber propor atividades significativas para as crianças se colocando como um professor pesquisador e mediador desta aprendizagem. Isso requer saber ouvir as crianças e trabalhar em conjunto com elas na construção de conhecimentos científicos dentro da temática proposta.
Palavras-chave Educação Infantil, ciências, animais domésticos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,69 segundos.