Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5134

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lis Carneiro da Silva Lopes
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Outros membros Ana Carolina Chaves Gomes, Leonardo Gomides Veiga
Título O Ensino Multimídia da Ótica Física no Ensino Médio
Resumo A ótica no ensino médio é frequentemente focada unicamente no estudo da ótica geométrica, enquanto a ótica física, quando estudada, é tratada de maneira sintética. Ao deixar de lado o estudo da ótica física perde-se a oportunidade de apontar o comportamento dual da luz, ondulatório (onda eletromagnética) e corpuscular. Este procedimento acarreta não somente em uma deficiência na compreensão do aluno sobre teoria ondulatória da luz, mas também perde-se o elo com a teoria moderna e a dualidade onda-partícula. Esses conteúdos fazem parte de uma proposta curricular moderna e são encarados como necessários para o entendimento do cenário atual da informação e da comunicação, além de serem base para o desenvolvimento do raciocínio que leva à compreensão de elementos que compõem dispositivos eletrônicos contemporâneos, entre outros. Reconhecendo as dificuldades, porém enfatizando a importância desse conteúdo no currículo, este trabalho objetiva oferecer um material didático que auxilia o professor na apresentação da ótica física aos estudantes do ensino médio. A utilização de recursos multimídia para fins didáticos tem sido pesquisada e seu sucesso reconhecido, uma vez que aulas com recursos multimídia despertam nos estudantes mais interesse pelo conteúdo, motivando a participação e o aprendizado. Apoiando-se nisto, o objetivo do presente trabalho consiste no desenvolvimento de vídeos de experimentos simples, que podem ser reproduzidos pelo próprio aluno, e que evidenciam os fenômenos da ótica física. Cada vídeo é acompanhado de material didático complementar: um texto sobre o assunto, a ser utilizado pelo aluno e pelo professor, onde será explicado o tópico apresentado pelo vídeo, e simulações computacionais encontradas livremente na internet. Produzimos vídeos sobre a interferência da luz em películas finas e sobre o espalhamento da luz. A utilização dessa metodologia tem sido aplicada com sucesso em escolas públicas da cidade de Viçosa – MG, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Física da Universidade Federal de Viçosa e no qual está inserido esse trabalho.
Palavras-chave ótica física, recursos multimídia, ensino médio
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.