Resumo |
A ótica no ensino médio é frequentemente focada unicamente no estudo da ótica geométrica, enquanto a ótica física, quando estudada, é tratada de maneira sintética. Ao deixar de lado o estudo da ótica física perde-se a oportunidade de apontar o comportamento dual da luz, ondulatório (onda eletromagnética) e corpuscular. Este procedimento acarreta não somente em uma deficiência na compreensão do aluno sobre teoria ondulatória da luz, mas também perde-se o elo com a teoria moderna e a dualidade onda-partícula. Esses conteúdos fazem parte de uma proposta curricular moderna e são encarados como necessários para o entendimento do cenário atual da informação e da comunicação, além de serem base para o desenvolvimento do raciocínio que leva à compreensão de elementos que compõem dispositivos eletrônicos contemporâneos, entre outros. Reconhecendo as dificuldades, porém enfatizando a importância desse conteúdo no currículo, este trabalho objetiva oferecer um material didático que auxilia o professor na apresentação da ótica física aos estudantes do ensino médio. A utilização de recursos multimídia para fins didáticos tem sido pesquisada e seu sucesso reconhecido, uma vez que aulas com recursos multimídia despertam nos estudantes mais interesse pelo conteúdo, motivando a participação e o aprendizado. Apoiando-se nisto, o objetivo do presente trabalho consiste no desenvolvimento de vídeos de experimentos simples, que podem ser reproduzidos pelo próprio aluno, e que evidenciam os fenômenos da ótica física. Cada vídeo é acompanhado de material didático complementar: um texto sobre o assunto, a ser utilizado pelo aluno e pelo professor, onde será explicado o tópico apresentado pelo vídeo, e simulações computacionais encontradas livremente na internet. Produzimos vídeos sobre a interferência da luz em películas finas e sobre o espalhamento da luz. A utilização dessa metodologia tem sido aplicada com sucesso em escolas públicas da cidade de Viçosa – MG, no âmbito do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Física da Universidade Federal de Viçosa e no qual está inserido esse trabalho. |