Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5132

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabele Lima Pereira
Orientador EMILY CORRENA CARLO REIS
Outros membros Adam Christian Sobreira de Alencar Widmer, Henrique de Moura Freitas, Laura Andruccioli Lucas, Lígia Oliveira Silva
Título “O médico veterinário no programa saúde da família: ação educativa sobre zoonoses nas unidades de saúde da família no município de Viçosa – MG”
Resumo A presença dos animais de estimação nos lares dos brasileiros vem aumentando significativamente, 44,3% dos lares têm pelo menos um cão e 17,7% têm ao menos um gato. E suas funções sociais passaram de apenas animais de guarda, para companheiros e auxiliares no apoio emocional. Essa aproximação entre humanos e animais é altamente benéfica, aliviam o estresse da vida moderna e prolongam a vida dos que com eles convivem. No entanto, traz também a necessidade de cuidados higiênicos sanitários, nutricionais e de controle populacional, que garantam a boa saúde animal e prevenindo zoonoses, estas que mostraram ser assunto desconhecido por boa parte da população.

Preocupado com essa situação; de contato intenso com animais , desconhecimento sobre zoonoses e fatores de acumulação de animais ;o projeto “O médico veterinário no programa saúde da família: ação educativa sobre zoonoses nas unidades de saúde da família no município de Viçosa – MG” propõe fornecer, através de visitas as Unidades de Saúde da Família (USF) e palestras nas escolas do município de Viçosa , esclarecimento e orientações quanto as principais zoonoses de interesse no Brasil e medidas de controle, além de questões relacionadas ao bem-estar animal como alimentação, cuidados básicos de higiene e saúde e detectar possíveis acumuladores de animais.

Atualmente o projeto atende três USFs: Nova Viçosa, São José e São José do Triunfo, com total de 461 famílias atendidas. Nessas USFs foram coletadas amostras de material biológico (sangue e raspados de pele) para análise da saúde dos animais de estimação, além da realização de exame clínico nos mesmos e discussão das dúvidas dos proprietários sobre a saúde de seus animais e a relação com a saúde de sua família e ambiente onde vivem. Também foram lecionadas palestras às agentes de saúde levando informação e as capacitando para atender junto a outros profissionais do projeto, as famílias cadastradas. Em fevereiro foram realizadas duas palestras com “Posse Responsável de Animais de Estimação, Importância do médico veterinário na saúde pública e Zoonoses” para a escola E. E. Effie Rolfs. Dia 18 de maio foram apresentados na Secretária de Saúde de Viçosa-MG os resultados do projeto até então. Dia 15 de Junho ocorreu a continuação da apresentação do PROESAH - Programa de Estratégia na Saúde Animal e Humana - Pela Prof.ª Andrea Pacheco, sobre a importância do médico veterinário na saúde pública. Dia 19/06 a equipe realizou palestras no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. Concluindo, o apoio veterinário as famílias é altamente necessário. Já é visível o maior reconhecimento do profissional nessas unidades de saúde atendidas, com progresso na relação saúde humana-animal nas famílias já revisitadas, além do desenvolvimento do conteúdo “saúde animal” pelas crianças nas palestras.
Palavras-chave saúde pública, veterinária, zoonoses
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.