Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5130

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Geotecnia e sistemas viários
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Laura Carine Pereira Ribeiro
Orientador DARIO CARDOSO DE LIMA
Outros membros TACIANO OLIVEIRA DA SILVA
Título Avaliação funcional e práticas de manutenção com viés ambiental aplicadas à uma estrada de terra em Viçosa - MG
Resumo Em fins de 2012, estimava-se que a extensão da rede viária brasileira era da ordem de 1,7 milhão de quilômetros, com cerca de 1,4 milhão em vias não pavimentadas ou estradas de terra, em geral, com a função de transportar produtos do setor primário aos centros e unidades de consumo ou às vias de categorias superiores. Na maioria das vezes, os órgãos responsáveis por essas vias, as prefeituras municipais, não dispõem de recursos financeiros suficientes e conhecimentos técnicos adequados para a sua manutenção e reabilitação, o que resulta em superfícies de rolamento com condições inadequadas de tráfego, dificulta a circulação de pessoas e bens de capital e acarreta danos ambientais consideráveis, como o assoreamento de corpos de água e o lançamento de sedimentos provenientes de material carreado pelas águas das chuvas sobre áreas agricultáveis. Em uma visão geral, a avaliação funcional de uma via engloba os processos de identificação e caracterização de aspectos da sua superfície de rolamento ligados ao conforto e segurança do usuário, compreendendo, as modalidades subjetiva e objetiva. Na avaliação subjetiva, qualificam-se as condições de rolamento da via por notas atribuídas por usuários treinados. Em vias pavimentadas, por exemplo, isto se processa através do valor de serventia atual (VSA), que simboliza o valor médio das opiniões individuais emitidas por um painel de observadores treinados e calibrados para a aferição dos parâmetros em análise. Na avaliação objetiva, quantificam-se os defeitos da superfície do pavimento, com o detalhamento técnico do seu estado de deterioração. Como exemplo de índice de avaliação dessa modalidade em vias pavimentadas, pode-se referir ao Índice de Gravidade Global (IGG) proposto em 1978 pelo antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Com relação às estradas de terra brasileiras, um fato incontestável é que os trabalhos de avaliação funcional não têm sido extensivos, sendo, em geral, fundamentados nos procedimentos desenvolvidos pelo United States Army Corps of Engineers - USACE e aqui denominado Método de Eaton. Portanto, há carência de estudos de avaliação funcional que levem em conta particularidades das estradas de terra brasileiras, em especial quanto à susceptibilidade à erosão, traçado geométrico e estruturas de drenagem existentes. Neste projeto, buscou-se avaliar a aplicabilidade do Método de Eaton a uma estrada de terra da área de influência do município de Viçosa, Minas Gerais, abordando-se também a aplicação de práticas com viés ambiental para a manutenção da via em estudo com base nas recomendações preconizadas pelo Departamento de Transportes da Pensilvânia, dos Estados Unidos da América.
Palavras-chave estradas de terra, avaliação funcional, estradas rurais
Forma de apresentação..... Painel
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