Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5129

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, UFV
Primeiro autor Isac Lopes
Orientador TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Outros membros ANOR FIORINI DE CARVALHO, IRENE MARIA CARDOSO, Luan Ritchelle Aparecido dos Anjos, Maria Rosânia Lopes Duarte, Matheus de Brito Correa, Patanjaly Barbosa de Andrade
Título Monitoramento participativo dos recursos hídricos e saneamento básico da bacia hidrográfica do São Joaquim: Contribuindo para educação socioambiental do campo
Resumo Em 2009 foi formado o grupo de pesquisa e extensão GTÁgua, composto por professores do Departamento de Solos da Universidade federal de Viçosa, estudantes de pós-graduação, técnicos recém formados e estagiários de diversas áreas. As pesquisas realizadas deram origem a dissertação de mestrado de Carneiro (2013), com objetivo de analisar quais mudanças podem ocorrer na taxa de erosão de solos e na vazão de nascentes, a partir da adoção das práticas agroecológicas; e a dissertação de Sousa (2014), com objetivo principal de estudar a influência do manejo agroecológico e do manejo convencional sobre a qualidade da água. A partir dos resultados dessas pesquisas o GTÁgua vem buscando desenvolver conjuntamente com jovens estudantes da comunidade, agricultores e agricultoras familiares de São Joaquim, Araponga-MG, pesquisas, estudos e intervenções com objetivo de construir conhecimentos sobre a influencia de diferentes usos dos solos na qualidade e quantidade da água e propor alternativas numa perspectiva de transição agroecológica. As pesquisas locais indicam relações positivas dos sistemas agroecológicos na água, entretanto, insuficientes para influenciar toda a bacia hidrográfica até o momento. Para o desenvolvimento da proposta realizaram-se oficinas com os atores envolvidos para conhecer o ciclo hidrológico e as relações com o saneamento básico na bacia, investigações de qualidade da água, inflitração e escoamento superficial e mais recentemente um diagnóstico participativo, que orientou mutirões para construção de uma fossa evapotranspiradora, uma sequência de filtros biológicos, plantio de mudas para recompor a mata ciliar, cercamento de nascentes e trocas de conhecimentos. Essas atividades contribuíram para transição agroecológica da comunidade, aliando a produção agrícola à conservação dos ecossistemas terrestre e aquático sendo importantes meios de formação tanto para os acadêmicos envolvidos quanto para os sujeitos da comunidade envolvidos e sempre tendo estreita relação com os processos pedagógicos da Escola família Agricola Puris, localizada na comunidade e que oferece curso técnico em agropecuaria com enfase em Agroecologia.
Palavras-chave agroecologia, água, educação
Forma de apresentação..... Painel
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