Resumo |
Introdução: A Ataxia de Friedreich é uma doença genética que promove a deterioração das células nervosas ao longo do tempo, como consequência, a pessoa poderá gradualmente perder o controle da marcha. Nesse sentido, a dança pode ser um dos meios atrativos para que as pessoas com este comprometimento possam adquirir uma melhor qualidade de vida e contribuir com a aquisição e/ou manutenção dos aspectos motores, sociais e afetivos. Objetivo: verificar os efeitos da dança nos fundamentos psicomotores em uma pessoa com diagnóstico de Ataxia de Friedreich. Metodologia: O estudo caracteriza-se como quase experimental, com o delineamento intrassujeito do tipo BAB, o qual tem o sujeito como seu próprio controle, sendo composto por duas condições; a linha de base (A) e a intervenção (B). A amostra do estudo foi composta por um participante de 29 anos, com Ataxia de Friedreich, atendido no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) do Departamento de Educação Física, localizado na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados adotou-se o questionário, Instrumento de Acompanhamento da Aprendizagem em Dança em Dança Educativa (IAADE), contendo 21 perguntas referentes ao esquema corporal, lateralidade e organização espaço temporal. A avaliação foi de forma contínua, sendo o questionário preenchido após cada sessão. O programa de dança foi composto por 14 sessões, realizado no LEP, uma vez por semana, com duração de 50 minutos, no período entre março a julho de 2015. As atividades propostas envolviam os aspectos básicos dos fundamentos psicomotores. Para a análise dos dados foi aplicada a estatística descritiva, com os dados provenientes do IAADE. Resultado: Durante a etapa de intervenção o sujeito atingiu 83% do escore esperado na habilidade mobilidade corporal, já no início da fase da linha de base obteve-se 67%. Na posição sentada, o sujeito atingiu 67% do escore esperado no período de intervenção, e posteriormente, 50% na linha de base. Ao longo das intervenções também houve progressivo aumento do escore nas habilidades esquema corporal e ritmo do movimento. Ao retirar as intervenções, houve um decréscimo percentual de 17% em ambas as habilidades. As habilidades ao sentar-se no chão, ao levantar-se e lateralidade mantiveram-se as mesmas, durante a fase de intervenção e linha de base. Conclusão: Conclui-se que o programa de dança foi efetivo para os aspectos psicomotores referentes ao equilíbrio, esquema corporal, organização espaço temporal e mobilidade articular, em uma pessoa com Ataxia de Friedreich. |