Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5120

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Adam Christian Sobreira de Alencar Widmer
Orientador ANDREA PACHECO BATISTA BORGES
Outros membros Barbara Bellonato Pereira, Isabele Lima Pereira, Paulo Henrique de Carvalho Costa, Wesley Santos Dornellas
Título Controle da população de animais de rua no município de Viçosa - MG
Resumo O Brasil atualmente é o segundo país com maior número de cães e gatos no mundo, com 52,2 milhões e 22,1 milhões respectivamente, o que demonstra a importância dos animais de companhia para a família, trazendo diversos benefícios aos que com eles convivem, sendo uma importante fonte de apoio emocional. Porém, esse laço emocional traz também a necessidade de cuidados higiênico sanitários, nutricionais e de controle populacional, que garantam a boa saúde do animal e do homem. No município de Viçosa-MG, o abandono e consequentemente a presença de animais soltos nas vias públicas é um problema concreto, sendo uma questão que têm incomodado constantemente as pessoas. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo apoiar o poder público municipal no combate racional à presença de cães e gatos errantes e/ou abandonados na cidade, desenvolver um programa de conscientização da população, orientando sobre a posse responsável de animais de estimação e proporcionar orientação médico-veterinária além de promover o controle populacional dos animais, através da esterilização definitiva (castração). Uma equipe composta por professores, estudantes de graduação, pós-graduação e residentes atuam em cinco Unidades de Saúde da Família (USF):Nova Viçosa/Posses, São José/Cidade Industrial e São José do Triunfo,acompanhando os agentes comunitários nas visitas domiciliares e realizando um trabalho de promoção à saúde.
Ainda, essa equipe cadastra as famílias e os seus animais presentes nessas comunidades. São oferecidos aos animais da comunidade,a oportunidade de esterilização definitiva, gratuitamente, de cães e gatos. Até a presente data foram castrados 123 cães e 20 gatos. Em relação à conscientização da população, foram realizadas até o momento três palestras educativas nas escolas públicas sobre posse responsável para crianças do 1º ao 5º ano e cinco apresentações sobre a importância do profissional veterinário na saúde pública para os agentes comunitários. É esperada uma série de benefícios aos participantes da equipe, uma vez que fortalece os laços da saúde unificada, resultando em novos horizontes de aprendizado para esses profissionais. Além do bem estar da comunidade atendida no que se refere ao convívio com animais de estimação, bem como a conscientização da população, a partir de crianças em idade escolar, acerca dos benefícios e cuidados na convivência com cães e gatos e o bem estar dos animais, acreditando que passarão a ser tratados com mais atenção, respeito e de forma mais adequada, principalmente, com relação aos aspectos de alimentação e higiene. Acredita-se, ainda, que o controle da população de animais soltos e abandonados nas ruas da cidade através de castrações cirúrgicas complementam as ações do poder público municipal, consequentemente, promovendo a saúde pública. É importante que essas medidas sejam constantes, uma vez que exercem benefícios em prol da sociedade como um todo.
Palavras-chave saúde pública, bem estar, posse responsável
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,74 segundos.