Resumo |
O projeto surgiu em 1995, quando estudantes se reuniram para praticar, pesquisar e difundir essa arte brasileira no cenário universitário e na comunidade viçosense. A metodologia perpassa por treinos físicos diários para a turma adulta, treinos semanais para turma infantil, treinos de musicalidade quatro vezes por semana para a turma adulta, grupos de estudo sobre história e tradições da capoeira quinzenalmente, reuniões organizativas semanais, rodas de capoeira, visitas periódicas a outros centros de pratica dessa arte, e ainda conta com uma biblioteca onde são emprestados livros, revistas, artigos e material áudio visual que o grupo acumulou em seu acervo. Foi realizado no mês de Maio um encontro de capacitação que contou com a presença de um mestre tradicional de capoeira onde foi possível realizar reflexões pertinentes para os debates, para a prática e pesquisa no grupo. Tanto os treinos, rodas, apresentações e eventos são abertos a toda comunidade viçosense. As atividades são desenvolvidas no campus da UFV, principalmente no Pavilhão de Ginástica e na Sede do Curso de Dança. Atualmente, o projeto é vinculado à divisão de esporte e lazer que fornece sete bolsas esporte e infra-estrutura, buscando dessa forma re-significar o modo de praticar a capoeira, compreendendo sua história, ancestralidade, as tradições populares e as manifestações culturais na contemporaneidade. Dentre seus benefícios, a Capoeira proporciona desenvolvimento corporal e mental, aumento na percepção de espaço e tempo, desenvolvimento da concentração, espírito de grupo e organização, além de incorporar valores como humildade, respeito e igualdade, sendo esses importantes na inclusão e no convívio social. Constata-se, portanto que a capoeira não se limita apenas a execuções de movimentos de caráter físico, sua prática no meio acadêmico permite a existência do diálogo entre o saber popular e o conhecimento científico, entre a comunidade viçosense e a acadêmica, diminuindo as lacunas entre esses espaços, e desenvolvendo parcerias e compreensões dos saberes de forma mais consciente e crítica. Para formação de cidadãos mais justos e ativos socialmente. Desse modo as atividades do projeto tem sido de fundamental importância para perpetuação dessa arte e seus ensinamentos. |