Resumo |
O Parque Interativo de Botânica (PIB), localizado no campus da UFV, é um amplo espaço de ciência destinado à botânica. Esse espaço é constituído por cinco setores educativos: Túnel Evolutivo, Maquetes Interativas, Oficina do Conhecimento, Coleção ex-situ de Bromeliaceae e Biomas e Ecossistemas. No Setor Biomas e Ecossistemas estão representados a Caatinga, o Cerrado com os ecossistemas Campos Rupestres Quartzíticos e Campos Rupestres Ferruginosos e a Mata Atlântica com o ecossistema Restinga. O objetivo especifico desse Setor é promover o conhecimento da biodiversidade brasileira dentro da visão da botânica, por meio da representações ex-situ das composições florísticas típicas de biomas e ecossistemas, consolidando conceitos e descrições apresentados nas aulas e livros. Além disso, visa também contribuir com a formação de uma conscientização ambiental sobre a biodiversidade de nossa flora e fauna. As metodologias empregadas nesse setor envolve a visitação monitorada. Em cada representação de bioma e ecossistemas são apresentadas a diversidade de espécies, as relações ecológicas e as interação com a fauna por meio de estratégias especificas de comunicação (gestual, visual e verbal). Nesse contexto, são desenvolvidos os conhecimentos de biologia vegetal e meio ambiente com a adequação da linguagem para cada faixa etária do público alvo, por meio de avaliação previa do grupo. A utilização do Setor dos Biomas e Ecossistemas apresentou resultados significativos com diversos registros de visitas no RAEX. As visitas monitoradas iniciaram no mês de maio de 2015. Estas visitações foram agendadas por escolas públicas e privadas de Viçosa e região, além da participação em eventos internos como Semana dos Museus e Semana do Fazendeiro as quais obtiveram 94 e 74 visitantes, respectivamente, além de visitações esporádicas. No total foram registrados 347 visitantes que utilizaram do Setor dos Biomas e Ecossistemas. As visitações recém-avaliadas por visitantes têm tido resultados positivos demonstrando eficiência e objetividade. |