Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5107

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tiago da Silva Felipe
Orientador ERIKA ANDRADE E SILVA
Outros membros Amanda Silva Cardoso Estevão, BEATRIZ SANTANA CAÇADOR, Geisiane de Souza Costa, Julia Borges Figueiredo, LUANA VIEIRA TOLEDO, Nayara Rodrigues Carvalho, Sarah de Resende Silva
Título Educação permanente: uma estratégia para reorganização, transformação e construção das práticas de saúde
Resumo A Estratégia de Saúde da Família (ESF) ganhou destaque na transformação do paradigma assistencial, destacando-se principalmente na promoção da saúde e prevenção de agravos. Diante disso, o processo de educação permanente (EP) ganha relevância, na medida em que proporciona sustentação teórica e reflexão sobre a prática, permitindo que os profissionais apliquem no cotidiano a aprendizagem construída. A educação permanente surge como uma necessidade na formação do sujeito, no sentido de prepará-los para viver em um novo contexto de rápidas transformações. Essas novas formas de encarar o conhecimento implicam em uma formação que inclui não apenas a habilidade técnica, mas, também a capacidade de aprender a apreender continuamente. Relatar a experiência de EP realizada com Técnicos de Enfermagem da ESF em um projeto de extensão, nos espaços da Universidade e do Serviço.As atividades se constituíram em oficinas educativas planejadas e executadas a partir da pesquisa-ação e da demanda vivenciada na prática pelos TE. Os encontros foram organizados mensalmente na Universidade e através de atividades de dispersão com técnicos de enfermagem em suas respectivas UBS. Nos encontros foram abordadas as atribuições dos TE e a Política Nacional de Atenção Básica. Seguidas da aplicação de um questionário que permitiu levantar as demandas da categoria, sendo estes alvos dos próximos encontros: classificação e manejo de feridas, atribuições do TE na saúde da criança e questões trabalhistas. Em cada oficina o tema anterior é resgatado e as oficinas são avaliadas de maneira a propiciar aos participantes expressarem o conhecimento e a atitude frente às atividades propostas.Foi possível perceber que o grande facilitador nesta atividade é a vontade de aprender e a participação ativa dos técnicos. Como fragilidades apontamos a dificuldade de ser reconhecido como membro da equipe, além da falta de insumos, a falta de capacitações e o espaço físico. O projeto fortaleceu a parceria e o diálogo entre a gestão, ensino e serviço. Além disso, favoreceu a criação de vínculo e corresponsabilização entre os técnicos, academia e a gestão, estabelecendo um espaço para discussão, reflexão e análise das dificuldades e facilidades encontradas no cotidiano de serviço, possibilitando o aprimoramento do conhecimento de forma transformadora. Merece grande destaque, o sentimento de valorização profissional proporcionado a este grupo, evidenciado na adesão e participação ativa destes nas atividades desenvolvidas.Este projeto mostrou-se uma potencial ferramenta para a educação permanente dos técnicos de enfermagem, que se percebem exclusos da ESF. Construir e desconstruir com este grupo saberes relevantes ao trabalho em saúde proporcionou a implementação de ações integrais, além disso, as oficinas promoveram um aprendizado que reflete positivamente na prestação de um cuidado integral e humanizado à comunidade, família e indivíduo.
Palavras-chave educação, permanente, estrategia
Forma de apresentação..... Painel
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